segunda-feira, 29 de maio de 2017

Sindicatos independentes de professores admitem greve

Resultado de imagem para Sindicatos independentes de professores admitem greve
Seis sindicatos independentes de professores enviaram uma carta ao ministro da Educação para reclamar uma reunião urgente destinada a abordar questões relativas ao próximo ano letivo, carreiras, aposentação e precariedade, sob pena de avançarem para a greve.

As estruturas sindicais reuniram-se na semana passada para avaliarem as políticas do governo e decidiram exigir respostas à equipa de Tiago Brandão Rodrigues.

Os professores e educadores querem discutir com o ministro questões relacionadas com a organização do próximo ano letivo, como as condições e os horários de trabalho, mas também o descongelamento da carreira, em janeiro.

À semelhança das federações sindicais afetas à CGTP e à UGT, estas organizações querem também negociar, a curto prazo, um regime especial de aposentação e a garantia de um novo concurso para vinculação extraordinária de docentes.

Pretendem também rever o modelo de administração e gestão escolar.

Subscrevem o documento a Associação Sindical de Professores Licenciados (ASPL), a Pró-Ordem, o Sindicato de Educadores e Professores Licenciados pelas Escolas Superiores de Educação e Universidades (SEPLEU), o Sindicato dos Educadores e Professores de Ensino Básico (SIPPEB), o Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE) e o Sindicato Nacional dos Professores Licenciados pelos Politécnicos e Universidades (SPLIU).

Os sindicatos afirmam que esperam reunir com o ministro "a curtíssimo prazo" para obterem respostas, esclarecimentos e compromissos, sob pena de terem de "ponderar outras formas de luta, entre as quais o recurso à greve"

Fonte: Lusa
Foto: © Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário