segunda-feira, 29 de maio de 2017

Balanços do Dia do Bombeiro Português

Um dia de festa para os Bombeiros de Portugal e para as pessoas e instituições que apoiam e suportam as corporações.
Esta cerimónia que contou com a presença do Presidente de República e com a Ministra da Administração Interna serviu para as já habituais entregas de prémios.
O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa presidiu à Cerimónia Comemorativa do Dia Nacional do Bombeiro tendo entregado o Estandarte Nacional à Liga dos Bombeiros Portugueses.
Decorreu também atribuição do Prémio Quartel Electrão promovido Amb3E – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos a que se associaram 164 corporações de Bombeiros Voluntários, que ao longo de 4 meses reuniram 1.080 toneladas de equipamentos eléctricos e pilhas usadas. Estes resultados geraram um apoio directo aos Bombeiros Voluntários no valor de cerca de 70 mil euros que permitiram a entrega simbólica das chaves da ambulância de transporte múltiplo à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Amarante.
Foram ainda entregues 10 cartões de combustível, no valor de 500€, às Associações de Bombeiros Voluntários de Famalicão da Serra, Vila Franca das Naves, Pampilhosa da Serra, Pinhão, São João da Pesqueira, Vila Nova de Tazem, Fornos de Algodres, Caxarias, Mira de Aire e Alandroal, 1.500€ em Equipamentos de Protecção Individual às corporações de Bombeiros Voluntários da Pampilhosa e de Marco de Canaveses
Foram entregues também menções Honrosas às Câmaras Municipais de Vila Franca de Xira, Almada e Odivelas, premiando assim, aquelas autarquias pelos apoios concedidos às associações de bombeiros dos seus concelhos.
A menção honrosa “Dirigente Associativo” foi atribuída a João Machado Coelho Tinoco presidente da Direção da Associação Humanitária do BV de Vila Nova de Famalicão, dirigente desta Associação há 27 anos com um empenhamento que importa sublinhar e premiar.
A menção honrosa “Elemento Quadro de Comando” atribuído exaequo ao comandante José António Beleza Ferraz dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos e ao comandante Bruno Miguel Oliveira Alves dos Bombeiros Voluntários Famalicenses pelo excelente trabalho desenvolvido à frente dos respectivos corpos de bombeiros.
A Menção “Personalidade Empresarial ou Empresa” atribuída também exaqueo às empresas LBC Tanquipor SA e Vieira de Castro – Produtos Alimentares SA pelo apoio continuado às associações de bombeiros das suas zonas.
Menção “Personalidade da Sociedade Portuguesa” atribuída ao Comendador Jorge da Conceição Lopes benemérito que tem dedicado particular atenção à sua terra natal, Figueiró dos Vinhos, e em especial aos bombeiros locais.
Foram também ainda atribuídas mais duas Menções Honrosas, à Câmara Municipal de Cascais pela colaboração empenhada prestada à organização do Dia do Bombeiro Português e ao Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras.
Foi entregue também o Prémio Bombeiro de Mérito de 2016 à bombeira de 3ª da Associação Humanitária dos BV Carvalhos, Dulce Adriana Teixeira Leitão, e ao subchefe da Associação Humanitária BV Almada, Paulo Armando Martins Oliveira.
A bombeira Dulce Leitão foi alvo desta distinção porque quando prestava assistência às vítimas de um acidente de viação ocorrido Autoestrada nº 4, e quando se dirigia em coluna para Marco de Canaveses para rendição de meios no âmbito do combate aos incêndios florestais, foi atingida por uma viatura ao proteger, com o seu corpo, o jovem ferido e evitando que este sofresse danos causados pelo abalroamento. A bombeira Dulce Adriana Leitão encontra-se ainda a recuperar das consequências do seu gesto.
Já o subchefe Paulo Oliveira interveio no salvamento de uma criança de dois anos de um elevador. Verificando-se que a criança se encontrava com o braço preso nesse equipamento e que o mesmo se encontrava imobilizado a uma altura correspondente a 6 andares, o subchefe Paulo Oliveira, com o apoio dos seus companheiros, desenvolveu um trabalho de desencarceramento complexo, sensível e perigoso, a partir do fosso do elevador com risco da própria vida e que foi coroado de êxito.
Por Despacho da Ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, a bombeira de 3ª Dulce Adriana Teixeira Leitão e o subchefe Paulo Armando Martins Oliveira foram ainda agraciados com a medalha de mérito de proteção e socorro, no grau ouro e distintivo azul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário