segunda-feira, 29 de maio de 2017

360º - A entrevista à agente da CIA que primeiro alertou para Bin Laden e à dinamarquesa que salva crianças feiticeiras na Nigéria. E a 11ª do Benfica

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... a Coreia do Norte lançou mais um míssil. O projétil não identificado foi lançado em direção a águas territoriais do Japão. O conselho nacional de segurança da Coreia do Sul reuniu-se de emergência.

Angela Merkel deixou um aviso muito pouco diplomático no fim da cimeira do G7. Os EUA e o Reino Unido "já não são parceiros fiáveis" e o tempo em que "podíamos contar uns com os outros acabou", disse a chanceler. 

Ora Donald Trump, que passou pela Europa entre cotoveladas (ou cumprimentos bruscos), apertos de mão nada ingénuos (segundo Macron) e um apagão fotográfico (polémico), já está de novo nos EUA mergulhado no escândalo russo. Por isso apressou-se a dizer que as notícias das  ligações do seu genro Jared Kushner à Rússia "são fabricadas".

Há um manual contra as 'más práticas' comerciais na energiaÉ da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e contém avisos para os consumidores (sobretudo os mais incautos). Quando, segundo o Público, a tarifa bi-horária penaliza milhares de famílias, o modus operandis da ERSE pode ser visto como estando um pouco aquém do esperado (digo eu).

Marques Mendes criticou duramente Mário Centeno. No comentário semanal na SIC, disse que o ministro está "deslumbrado", numa auto-promoção "ridícula" e devia "ter mais humildade". 

Outra informação relevante

O Benfica conquistou a sua 11ª dobradinha da história. Ao tetra somou a Taça de Portugal, depois de bater por 2-1 o V. Guimarães, e confirmou a sua hegemonia no futebol nacional. Foi um jogo em que valeu o super-herói Jiménez, houve um histórico Luisão e um feito de Rui Vitória

A festa fez-se dentro e fora do relvado apesar da chuva,como pode ver por estas 38 fotos; houve reações para todos os gostos no final, como pode ler aqui; mas viral viral foi a geringonça usada para levar a bola: um drone pilotado (cujo vídeo corre mundo).

Pela primeira vez foi usado também o vídeo-árbitro, que vai ser uma realidade na próxima época. Mas só por duas vezes e sem grandes polémicas (apesar dos discursos derrotistas dos últimos dias).

Agora é tempo de férias e de negócios: as entradas e saídas de jogadores vão dominar as notícias. O primeiro adeus anunciado (pelo próprio) é o de Ederson: vai juntar-se a Bernardo Silva no City de Mourinho.

Outros temas:
Henrique Granadeiro tem uma explicação para parte do dinheiro que recebeu do saco azul do GES. No interrogatório no Ministério Público, revelado pelo Luís Rosa, contou que das sete transferências que recebeu, três foram para pagar a compra de 30% de uma das suas empresas: 15,7 milhões foi quanto valeu essa parte da Herdade do Rico Homem (chama-se mesmo assim, não é trocadilho).

Na política interna, continua o pingue-pongue entre oposição e Governo sobre quem mais contribuiu para os dados positivos do país. Se António Costa usa discurso de estadista e o ministro da Economia também já pede a subida do rating, a líder do CDS contrapõe com outras explicações para o crescimento económico.

Mas foram as autárquicas que geraram as principais boutades do fim de semana: Passos falou em "mata cavalos" e "feira de gado" (e ainda faltam quatro meses de campanha). 

Uma falha nos computadores da British Airways deixou milhares sem voos e a confusão generalizada nos aeroportos do Reino Unido. A situação ainda vai demorar dias a ficar resolvida: o The Guardian fala em indemnizações que podem chegar aos 100 milhões.

E por falar em aviões, os EUA querem mesmo proibir computadores em todos os voos. Parece que a informação recebida por Trump de Israel (e revelada à Rússia) é considerada uma "ameaça bem real"

No Brasil, Michel Temer parece cada vez mais isolado na presidênciaJá perdeu o apoio de quatro dos partidos da sua base de apoio político depois de se ver envolvido no escândalo de corrupção que abala o país (resta saber se escapa alguém).

Continuam a saber-se mais detalhes sobre o atentado de Manchester. Foi detido o 14º suspeito já esta manhã, divulgadas as fotos do bombista-suicida antes do ataque e -- mais importante disto tudo --, feita uma revelação: há mais responsáveis a monte daquela que pode ser uma rede terrorista.

Os nossos especiais

Gina Bennett é agente da CIA e foi a primeira a identificar a ameaça Bin Laden. Mãe de 5 filhos, associa cada um deles a um grande atentado terrorista. Em conversa com a Helena Cristina Coelho, ela conta como é ser agente secreta, mãe e mulher.

É outra entrevista da Helena: a Anja Lóven, a dinamarquesa que salva meninos feiticeiros na Nigéria. A sua história mais conhecida é a de Hope. Não deve haver quem não se lembre da sua foto, pele e osso, a beber sôfrego de uma simples garrafa de água. E de o ver meses mais tarde, sorridente e gordinho, ao lado da sua salvadora.

D. Branca foi o grande escândalo financeiro português dos anos 80. Uma nova biografia, do jornalista Pedro Prostes da Fonseca, traça o perfil da banqueira do povo e conta como foi tramada pelo Governo.
 



A nossa opinião

Notícias surpreendentes
A propósito do brinquedo do momento, o Fidget Spinner, a Ana Markl recorda que não é a primeira vez que há modas do género. Afinal, desde os pega-monstros à onda mania, todos brincámos com bugigangas.
Em Cannes, o filme "The Square" do sueco Ruben Östlund venceu a Palma de Ouro. Sábado já tinha havido um prémio português: Pedro Pinto foi reconhecido pela Federação Internacional de Críticos de Cinema com o seu "A Fábrica de Nada".

As mulheres querem revolucionar a pornografia. Como conta a Catarina Homem Marques, com cada vez mais público feminino, já há mulheres a realizar filmes e a impor novas abordagens à indústria: mais diversa, com prazer nos dois sentidos e até educação sexual.

Da Chanel à Google, da Coca-Cola à Amazon, há mensagens escondidas nos logótipos das grandes marcasPode descobrir quais são aqui.

Para terminar, um bocadinho de nostalgia. Do refeitório da Walt Disney, a uma família com 69 crianças, até ao primeiro palhaço McDonald's, eis 16 fotos antigas do mundo que talvez nunca tenha visto.

 
Agora que já tem as notícias do dia, os temas da semana para refletir e boas histórias para ler, passe pelo Observador  para se manter bem informado

Bom arranque de semana

 
7c12c9e4-c229-46e4-8a2d-bdf8107e82b5.png
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário