segunda-feira, 29 de maio de 2017

Aluno Albergariense premiado no Concurso Intermunicipal de Leitura


Francisco Santos, do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha, foi o vencedor do escalão Ensino Secundário do Concurso Intermunicipal de Leitura, que decorreu sábado, no Cineteatro Alba. Nos outros escalões, os vencedores foram José Luís Morais, do Agrupamento de Escolas de Águeda (1.º Ciclo), Inês Duarte, do Colégio de Nossa Senhora da Assunção, Anadia (2.º Ciclo) e Inês Maia, da Escola EB 1,2,3 de Pardilhó, Estarreja (3.º Ciclo).

A quarta edição do concurso organizado pela Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) contou com a participação de 42 alunos que, perante uma plateia com mais de 200 pessoas, puseram à prova os seus conhecimentos sobre quatro obras literárias previamente selecionadas. O júri foi constituído por Nuno Camarneiro, escritor, Fernando Pinto do Amaral, exComissário do Plano Nacional da Leitura, atualmente em funções no Ministério da Cultura, e José Viale Moutinho, jornalista e escritor. A apresentação do concurso esteve a cargo do ator e promotor da leitura Ivo Prata.

 Para além dos vencedores de cada escalão, que levaram para casa um prémio monetário no valor de 250 euros, foram distinguidos mais dois alunos em cada ciclo de ensino. Com o segundo prémio, no valor de 150 euros, foram distinguidos Maria Coelho Santos, do Colégio de Nossa Senhora da Assunção, Anadia (1.º Ciclo), Rodrigo Tavares Marques, do Agrupamento de Escolas de Águeda (2.º Ciclo), João Pedro Rodrigues, do Agrupamento de Escolas de Ovar (3.º Ciclo) e Aurora Cavaleiro, da Escola Básica e Secundária de Anadia (Ensino Secundário). Em terceiro lugar ficaram os alunos Nicole Tavares Henriques, da Escola Básica de Dornelas, Sever do Vouga (1.º Ciclo), Rafael Silva Ferreira, do Instituto Social de Bustos, Oliveira do Bairro (2.º Ciclo), Catarina Oliveira, da Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, Ílhavo (3.º Ciclo) e Ana Bastos, da Escola Básica e Secundária de Sever do Vouga (Ensino Secundário). Os estudantes receberam um prémio monetário no valor de 100 euros.

Os prémios foram entregues pelo Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, António Loureiro, e pela Vereadora da Educação, Catarina Mendes. O presidente do Executivo Albergariense atribuiu o sucesso da iniciativa ao trabalho em rede das entidades envolvidas nos 11 municípios da CIRA. Acrescentou que os principais objetivos do concurso tinham sido cumpridos, ou seja, a promoção  da língua portuguesa, a divulgação dos nossos escritores e o reconhecimento do mérito dos professores nas escolas.

Ao longo do concurso foram apresentados alguns momentos culturais, dinamizados por estudantes e contadores de histórias. Os alunos do Agrupamento de Escolas de Pardilhó fizeram uma leitura animada do conto “O Grande AAA-UUUH!”, de Jonny Lambert, e a jovem Anna Schevchenco, da Escola Básica e Secundária de Anadia, apresentou um bailado com a música “Amar pelos Dois”, de Salvador Sobral. O último momento cultural, a sessão de contos “O Pão e os Moinhos”, foi dinamizado por Bru Junça. No final do dia decorreu uma prova de doçaria tradicional dos 11 municípios que compõem a CIRA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário