sexta-feira, 16 de junho de 2017

16 DE JUNHO DE 2017 Líder do Daesh morreu?// Uma espada sobre os procuradores// O elogio de Schäuble

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
Uma notícia de última horaa Rússia diz que terá conseguido matar o líder do Daesh, al-Bagdadi. A informação do Governo russo é avançada pela agência russa RIA e citada pela Reuters e a BBC, mas ainda não está confirmada.
Há ainda 65 pessoas desaparecidas na Torre de Grenfeld, em Londres, diz esta manhã a imprensa britânica. Ontem foi aberto um inquérito ao que se passou, que pode demorar meses até chegar a conclusões, porque há ainda muitas dúvidas no ar. Connosco, ficaram muitas mensagens dos que sabiam que iam morrer. E outras histórias trágicas, muito tristes, como esta.
Para Theresa May, mais um pequeno problema: o Sinn Féin acusou-a de quebrar acordo de paz na Irlanda do Norte. E ainda nem se viu o acordo com o DUP, o novo parceiro de governação.
Uma notícia europeia mais animadoraum acordo no Eurogrupo desbloqueou 8500 milhões para a Grécia. Foi uma reunião "crucial", disse o holandês Dijsselbloem.
Do outro lado do Atlântico, vem o ambiente do costumeTrump vai hoje proibir transacções com exército cubano e apertar as regras de deslocação, acabando com o reatar de relações decidido por Obama. Quanto ao resto... para Trump não há qualquer obstrução à justiça, só uma “caça às bruxas”.

As notícias do dia

Está quente, muito quente, o sector da Justiça. Ora veja a história que estána nossa mancheteo Governo quer punir procuradores que atrasem processos (com medidas que podem chegar à expulsão). A Associação Sindical justifica essas demoras com sobrecarga de trabalho - e antecipa uma catadupa de queixas de arguidos contra magistrados, se a proposta do novo estatuto profissional for para a frente.
Como se não bastasse, depois dos juízes e magistrados, também os funcionários judiciais dão um prazo de dez dias ao Governo até avançar para greve, diz o DN.
Falando em justiça, a PJ Militar quer reabrir a investigação a dois cursos dos Comandos. Lembra-se do que aconteceu? Antes do curso 127, no qual morreram dois recrutas, outros dois motivaram investigações internas do Exército, mas foram arquivadas. Um dos instrutores denunciados em 2014 é um dos principais arguidos do inquérito-crime ao curso 127 e um dos que vão ser acusados. A notícia é da Ana Dias Cordeiro.
Hoje é o dia em que Portugal se livra do défice excessivo. E ontem foi o dia em que Schäuble disse que o resgate a Portugal é “história de sucesso”, garantindo que vai autorizar o nosso pagamento antecipado ao FMI. Centeno "Ronaldo" aproveitou e disse que cumprir as metas “muda tudo”, até opinião de Schäuble. EMarcelo "Messi" para dizer que esta é uma "enorme compensação". Mas como explica o Pedro Ferreira Esteves, o fundo de resgate europeu não conta exactamente a mesma história - e de Bruxelas vêm ainda uns trabalhos de casa, acrescenta oNegócios
E uma agência do medicamento para a memória? Pegando numa das polémicas da semana, o Paulo Pena percebeu que, em Maio, todos os deputados apoiaram no Parlamento a candidatura de Lisboa a sede da Agência Europeia de Medicamentos. Agora, alguns questionam a escolha e sugerem alternativas. A história conta-se assim. E ajuda a ler a fonte do Governo que jura que Costa queria mesmo muito candidatar o Porto. Já Marcelo, o que queria era um consenso. E diz o Rui Tavares, na crónica de hoje: "Calma pessoal, a galinha não pôs o ovo".
De ontem vem outra polémicaa nomeação de Lacerda Machado para a TAP viola proposta do PS, acusa o PSD.
E para amanhã fica um recado comunistaa revolução de Outubro não deve “ser colocada num museu”, diz Albano Nunes, um dos principais ideólogos do PCP, numa entrevista à São José Almeida.
E das sondagens, um aviso para a direita: as intenções de voto no PSD e no CDS estão nos níveis mais baixos de sempre: PSD com 24,6%, o CDS nos 4,6%, mostram os dados da Aximage, contados pelo Negócios.

Outras leituras

1. Um ensaio sobre "O genial amigo: o défice excessivo". António Cabral, economista, foi um dos portugueses que mais influência tiveram na Comissão Europeia. Foi vice-director-geral para os Assuntos Económicos e Financeiros e, depois, conselheiro de Barroso, enquanto Presidente da Comissão. Hoje, no dia em que Portugal sai (finalmente) de Procedimento dos Défices Excessivos, escreve um artigo onde passa em revista os longos anos da dependência portuguesa, as suas razões e o diálogo com a UE - prometendo um gadget para quem chegar ao fim. Eu, que cheguei lá com facilidade, garanto-lhe que vale a pena.
2. O que é que a Suécia tem? São profissionais qualificados em áreas como engenharia, arquitectura e saúde e procuram na Suécia uma oportunidade de carreira. Há mais de 4000 portugueses registados neste país nórdico e em 2016 o número de entradas atingiu um valor recorde. A Ana Maria Henriques ficou curiosa e foi perceber como é que está a correr a vida por lá. Vale a pena, Ana?
3. Paula Hawkins: o sucesso de "A Rapariga no Comboio" tirou-lhe tempo para a escrita, mas permitiu-lhe viver dela. Aos 44 anos, acaba de publicar em Portugal o seu segundo romance, outro thriller protagonizado por duas irmãs e a sua relação com um rio. Chama-se Escrito na Água e é a história de duas irmãs separadas por um rio numa pequena cidade ficcional do Norte de Inglaterra. A Isabel Lucas esteve com ela e perguntou-lhe porquê. Ela respondeu-lhe isto: “Sou meio infeliz, vejo tragédia em todo o lado”. Foi o ponto de partida para uma boa conversa.
4. O careca romano descoberto em Beja há mais de um século é, afinal, Júlio César. É melhor explicar outra vez: durante 117 anos, foi mantido num nicho do Museu Regional de Beja, afastado da observação directa e completa, um busto que tinha a seguinte inscrição: “Cabeça de mármore romana achada em Beja”. E assim permaneceu no anonimato até que, ao longo da última década, vários investigadores admitiram a possibilidade de se tratar de uma das raras cabeças esculpidas em mármore que existem a nível mundial contemporâneas de Júlio César, nascido no ano 100 a.C. e assassinado no ano 44 a.C. O Carlos Dias explica como tudo se confirmou.

A agenda de hoje
  • Os ministros das Finanças da UE formalizam, numa reunião no Luxemburgo, a saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo;
  • A Fitch avalia, mais ao final do dia, o rating de Portugal;
  • A ministra da Justiça reúne-se com Sindicato dos Magistrados do Ministério Público;
  • O INE divulga as estimativas de população residente, com dados actualizados de 2016;
  • Arranca o campeonato da Europa de sub-21 - sendo que Portugal só se estreia amanhã, num jogo contra a Sérvia (às 17h00). No dia seguinte, a equipa campeã da Europa (de Ronaldo e companhia) lança-se na sua primeira Taça das Confederações.

Só mais um minuto...

E se uma nova tecnologia pusesse os telefones do século XIX a tocar? É assim mesmo: uma aplicação de realidade aumentada quer convencer as pessoas a sair de casa e ir ao museu ver peças de arqueologia industrial a funcionar. Se estiver em Lisboa, até dá para ir a pé: está aqui mesmo ao lado.
Como diz? O exercício físico cansa? Vá lá, basta uma sessão para ter pelo menos um benefício. Se a ciência o diz, temos mesmo de acreditar.
À beira de entrar no fim-de-semana, ainda me falta lembrar-lhe do calor que vai estar por estes dias - pelo menos no Centro e Sul do país. Se quiser refugiar-se, há muitas coisas boas para fazer, anotadas no Guia do Lazer e no ípsilonIf not...
... Leve o telefone, para se manter actualizado. E tenha uns bons dias de praia e um excelente fim-de-semana.
Quanto a hojeque seja um dia feliz e produtivo. Até já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário