sexta-feira, 16 de junho de 2017

ÍLHAVO – PRESIDENTE DA REPÚBLICA AFIRMA O ECOMARE COMO “O TRIUNFO DAS CAUSAS DA ECOLOGIA”

Resultado de imagem para ÍLHAVO – PRESIDENTE DA REPÚBLICA AFIRMA O ECOMARE COMO O TRIUNFO DAS CAUSAS DA ECOLOGIA
Na inauguração deste centro de reabilitação de animais marinhos, que se realizou ontem na Gafanha da Nazaré, Marcelo Rebelo de Sousa começou por dizer que "não há nada como vir aqui a esta região respirar o ar da maturidade democrática, do desejo de um futuro muito melhor e de uma enorme sensatez (...)"
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve ontem na Gafanha da Nazaré a inaugurar o ECOMARE, infraestrutura que integra o maior centro europeu de reabilitação de animais marinhos, em funcionamento desde Agosto do ano passado, uma cerimónia que contou também com a presença da ministra do mar, Ana Paula Vitorino.
O Chefe de Estado começou por dizer que "não há nada como vir aqui a esta região respirar o ar da maturidade democrática, do desejo de um futuro muito melhor e de uma enorme sensatez, tudo à mistura naturalmente com a vivacidade com que o Governo defende aquilo que fez, ou entende que fez, no último ano e meio e com as reivindicações próprias dos autarcas".
No seu discurso, Marcelo Rebelo de Sousa referiu-se à inauguração desta infraestrutura, adiantando que se assiste ao triunfo das causas da ecologia e do mar, que "não eram uma evidência" há algumas décadas. Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda o trabalho feito pela Universidade de Aveiro e pelo poder local, que "vive hoje um momento de grande alegria", registando as reivindicações do Presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, Ribau Esteves, pela gestão integrada da ria de Aveiro e pela defesa da arqueologia náutica portuguesa.O Presidente da República partiu deixando o desafio “para que no âmbito da atividade do Ecomare promovam em cativeiro o primeiro bacalhau bebé”.
Este Laboratório para a Inovação e Sustentabilidade dos Recursos Biológicos Marinhos, da Universidade de Aveiro (UA) é um investimento de cerca de 5 milhões de euros, financiado a 85% por fundos europeus. Os restantes 15% foram pagos em partes iguais pela UA e pela Câmara de Ílhavo. Está localizado em área da Administração do Porto de Aveiro.

Fonte: Vagosfm

Nenhum comentário:

Postar um comentário