sexta-feira, 16 de junho de 2017

360º- 7 novidades do caso EDP que lhe dizem respeito; a história nunca contada de Jorge Mendes; e a entrevista ao guru do turismo que nos dá conselhos

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... a Rússia anunciou que "pode ter matado" o líder do Estado Islâmico na Síria. Abu Bakr Al Bagdadi terá sido abatido num ataque aéreo no final de maio.

Teria custado mais três euros por metro quadrado revestir com um material à prova de fogo a torre de habitação que ardeu em Londres. No total, seria uma diferença equivalente a seis mil euros numa obra que custou quase 10 milhões. A opção pela versão mais barata do revestimento, que está banida nos EUA, terá sido decisiva para a propagação rápida das chamas, escreve o The Times, .

Do rescaldo do incêndio de Londres ficam os números e as histórias. Há 19 mortos confirmados, o primeiro a ser identificado foi um refugiado sírio. Mas a polícia teme que as vítimas possam chegar à centena (no Telegraph) e nunca ser identificadas (segundo a BBC).

Por cá, um sondagem da Aximage mostra a direita em mínimos históricos. Se as eleições fossem hoje, PSD e CDS tinham os resultados mais baixos de sempre, com 24,6% e 4,6%. Já o PS sobe nas intenções de voto e a geringonça vale 61%, segundo o estudo divulgado pelo Negócios e CM (sem link).

Duas notícias de Justiça. A primeira para o regime disciplinar

Outra informação relevante

A investigação ao caso EDP (simplificando) ainda vai no adro, mas o processo é bem complexo. O que é que está realmente em causa, quais são as suspeitas, que legislação beneficiou a empresa, quem a assinou, de que valores estamos a falar e como é que tudo começou são muitas das questões que se levantam. O Luís Rosa revela os principais pontos da investigação do DCIAP: são sete novidades de um processo "muito pouco transparente" que (adivinhou) lhe dizem respeito.

O caso dos emails do Benfica não pára de crescerO clube da Luz contra-ataca e acusa o FC Porto de um ataque informático avaliado em milhões como estando na base dos emails comprometedores que têm sido revelados, diz o Correio da Manhã. Os responsáveis benfiquistas vão reagir hoje às 18h00 (na BTV), pedindo a reabertura do Apito Dourado e a reavaliação de seis mil escutas. O Sporting também será visado.

Depois do FC Porto ter feito novas revelações, o conteúdo das comunicações entre dirigentes e assessores do Benfica, árbitros e até o ex-presidente da Liga foi parar aos jornaisMas ao Ministério Público terão chegado ainda mais dados. Ontem a Federação pediu à Liga para acelerar o processo. Bruno Carvalho assiste de camarote e não resiste a mandar dichotes

Cresce também a polémica com o local candidato a instalar a Agência Europeia do Medicamento. Segundo o que uma fonte do governo oportunamente revelou à agência Lusa,Costa defendeu até ao "último momento" a candidatura do Porto, e foi a comissão nomeada pelo Governo que definiu que Lisboa tinha mais hipóteses. Rui Moreira desmentiu de imediato esta versão. Já Marcelo pediu consensos e Rio fez críticas (sim, Rio reapareceu).

Shäuble voltou a elogiar Portugal (e não pareceu ironia, como nas comparações a Ronaldo). O ministro das Finanças alemão disse que "o resgate a Portugal é uma história de sucesso". Marcelo (sempre atento) rejubilou. Centeno fez questão de explicar como convenceu o seu homólogo.

Mas o que se discutiu mesmo no Eurogrupo foi o acordo sobre a Grécia. Foi desbloqueada a terceira tranche do segundo resgate, que vale 8,5 mil milhões.

Angola vai criar a figura do presidente eméritoUm lugar (e respectivas regalias) à medida de José Eduardo dos Santos, o segundo líder africano há mais tempo no poder (só batido pelo ditador Obiang). 

Nos EUA, o Congresso quer atar as mãos de Trump nas relações com a Rússia. O Senado adotou uma proposta de lei que dará ao Congresso o poder de impedir o presidente americano de levantar as sanções a Moscovo. Pelo meio, Putin gozou e ofereceu-se para dar asilo político a James Comey, o diretor demitido do FBI, enquanto recebia apoios de Berlim e Viena.

Os nossos especiais

Jorge Mendes é o maior empresário de futebol e entre os seus 80 clientes estão os melhores jogadores do mundo. Um jornalista italiano investigou os negócios do português que agora está na mira do fisco espanhol. O livro "A Orgia do Poder" revela a história nunca contada de Mendes.

Quando toda a gente fala do boom do turismo em Portugal, que tal ouvir Doug Lansky, um dos grandes especialistas no setor? Em entrevista à Ana França ele deixa preciosos conselhos. Um deles é: "Mantenham-se esquisitos"! É que Lansky, que já visitou mais de 150 países, defende a singularidade.

Esta não é uma história qualquer. É a história do comando que fugiu daquele curso fatal por um buraco na rede contada magistralmente pelo Pedro Rainho. Viu dois colegas morrer sob o calor de Alcochete, ficou com o corpo em “carne viva”, não aguentou e desertou do quartel. Mas quando chegou a Faro a casa dos pais viu que afinal não estava seguro. Acabou “como um preso”, isolado numa caserna da Carregueira.

Gonçalo Pereira Rosa reuniu em livro 26 episódios de proezas, "furos", manchetes bombásticas e erros calamitosos nas primeiras páginas dos jornais ao longo de todo o século XX. Entre elas a de um inspector da PIDE que morreu duas vezes

A nossa opinião

  • Rui Ramos escreve sobre o caso da família de César em "Para além dos Césares": "Em Portugal, há demasiados indivíduos e grupos de interesse cujas posições, estatutos e rendimentos dependem da sua relação com o poder político e representam um custo excessivo para a sociedade".
  • Helena Garrido escreve também sobre as últimas polémicas em "Um dia o povo dirá 'basta'": "O regime está muito mais doente do que parece. Casos como a TAP, Carlos César ou EDP são apenas a ponta do iceberg. Os políticos e a justiça andam a brincar com o fogo. O povo não é estúpido".
  • Miguel Tamen escreve sobre "O ponto de vista do utilizador": "A ideia de que os utilizadores têm um ponto de vista especial está ligada à ideia de que quanto mais próximo estivermos de uma coisa melhor a conhecemos. Não é bem assim".
  • Paulo Tunhas escreve sobre a saída dos EUA do acordo do clima em "Sobre nuvens e relógios": "Ver em Trump, a respeito da sua atitude face ao Acordo de Paris, uma espécie de Gog e Magog reunidos numa só pessoa, vindo ainda por cima a seguir ao Salvador, vulgo Barack Obama, é declaradamente exagerado". 
Notícias surpreendentes
Tim Baker é o biógrafo dos grandes surfistas. Em entrevista ao Enrique Pinto-Coelho ele conta a sua vida pelo mundo montado numa prancha e a conviver com algumas das maiores lendas das ondas australianas

Outro caso de sucesso: o do português que venceu o concurso de talentos The Voice francêsLisandro Cuxi tem 17 anos e saiu de Portugal com 9 quando os pais, ambos cabo-verdianos, emigraram para França. Vive em Cannes e já tinha ficado em terceiro no The Voice Kids.

Se está pelo norte, esta sugestão é para si. Na renovada Quinta de La Rosa, no Douro, nasceu a Cozinha da Clara. Um restaurante onde a memória da avó de uma família inglesa a viver em Portugal perdura através do paladar.

Há um projeto português surpreendente que constrói minicasasNão têm mais de 20 metros quadrados e recriam hobbit houses, yurts, caravanas e até carroças de cowboys. E, sim, pode-se viver nelas.

Entre feriados, a semana não deixou de ser fértil em notícias como pode ver no Observador. Passe por cá e continuaremos a mantê-lo informado do que se passa no mundo, dando-lhe também grandes histórias para ler

Um sexta-feira feliz e produtiva e um bom fim de semana
 
7c12c9e4-c229-46e4-8a2d-bdf8107e82b5.png
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário