sexta-feira, 16 de junho de 2017

Concerto da Banda da Armada no Teatro-Cine de Torres Vedras

Torres Vedras vai acolher atividade cultural relacionada com a temática dos oceanos

Integrado na Quinzena do Ambiente - Viver o Ambiente em Torres Vedras!o Teatro-Cine de Torres Vedras acolhe no próximo dia 20 de junho um concerto da banda da Armada.

Este concerto acontece a par da inauguração da Exposição "Oceano - Mar é Vida" no Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras, pelas 18h, sendo que o mesmo conta também com a participação especial da Camerata Vocal de Torres Vedras.

O programa deste espetáculo é o seguinte:

21h30 | Boas-vindas
21h40 | Camerata Vocal de Torres Vedras apresenta extrato do repertório de "Cantigas do Mundo", sob a direção do maestro António Gonçalves
22h05 | Apresentação do projeto David Melgueiro, pelo comandante José Mesquita, presidente da Associação David Melgueiro
22h20 | "O Oceano e o Clima do Planeta", apresentação pelo professor Roberto Gamboa, vice-presidente da Associação David Melgueiro e professor na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria (Peniche)
22h40 | Concerto com a Banda da Armada, sob a direção do maestro comandante Célio Tavares
23h30 | Encerramento do espetáculo  


De referir que o projeto David Melgueiro consiste na adaptação de um veleiro equipado para estudos e monitorização dos oceanos, que pode ser utilizado como: plataforma de ensaio de tecnologias inovadoras; suporte logístico a expedições oceânicas, polares árticas e antárticas; e instrumento para Erasmus científico – Treino de alunos, educação ambiental e treino de mar.

É também objetivo do projeto David Melgueiro colocar Portugal na linha avançada dos países preocupados com as mudanças climáticas globais e preservação dos ecossistemas oceânicos, dando maior visibilidade internacional ao país.

Aquele veleiro está a realizar a expedição Marborealis que recria a viagem de David Melgueiro no século XVII, a qual ligou a Europa à Ásia pela costa siberiana, prosseguindo posteriormente pelo Cabo da Boa Esperança, até regressar a Portugal.

De referir que a exposição "Oceano - Mar é Vida" estará patente no Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras até 11 de julho.

Trata-se, recorde-se, de uma mostra concebida por artistas da Tertúlia de Arte da Associação David Melgueiro, um movimento espontâneo de pintores, escultores e tecelões, que aborda as temáticas dos oceanos, da epopeia marítima nacional e dos problemas ambientais e climatéricos que se colocam atualmente relacionados com estes territórios.


Câmara Municipal de Torres Vedras

Nenhum comentário:

Postar um comentário