segunda-feira, 19 de junho de 2017

INCÊNDIOS O país unido por Pedrógão. Bancos e empresas oferecem ajuda

A CEMG anunciou a criação de duas linhas de apoio financeiro destinadas à revitalização económica da área afetada pelos incêndios 

Forest fire in Pedrogao Grande

A tragédia que assola a região centro está a gerar uma onda de solidariedade em todo o país. Várias empresas nacionais estão a associar-se ao apoio às vítimas do incêndio que desde sábado lavra na zona de Pedrógão e causou pelo menos 62 vítimas mortais. 

Depois de ontem instituições como a Gulbenkian, a Caixa Geral de Depósitos e o Millennium BCP terem anunciado iniciativas solidárias, já esta segunda-feira juntaram-se outras empresas. 

Montepio cria linhas de apoio


Na banca, a Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) criou um IBAN solidário, em parceria com a União das Misericórdias Portuguesas, para recolha de donativos.

A conta tem o número PT50 0036 0000 99105922157 78

Ao mesmo tempo, a CEMG anunciou a criação de duas linhas de apoio financeiro, uma para particulares e outra para empresas, destinadas à revitalização económica da área afetada pelos incêndios. 

Em comunicado, a CEMG explica que a linha para particulares prevê a “concessão de períodos de carência em empréstimos, reajustes de planos financeiros, a criação de uma linha de crédito para apoio às vítimas em condições excecionais, bem como a criação de uma linha de financiamento à (re)construção de habitações, em condições também de exceção”. 

As empresas serão apoiadas na “reconstrução imobiliária, aquisição de equipamentos, reposição de stocks e outras necessidades comprovadas pelo tecido empresarial dos distritos afetados”. O grupo Montepio já tinha anunciado horas antes que fará um donativo às vítimas no valor de 250 mil euros. 

Hipermercados entregam donativos

Foi no Facebook que as principais cadeias de retalho alimentar anunciaram o apoio às vítimas e aos bombeiros, através da doação de bens alimentares. 

O Pingo Doce entregou os donativos no Quartel de Pedrógão Grande e disponibilizou as lojas de Pombal, Sertã e Soure “para que os Bombeiros possam recolher gratuitamente os produtos alimentares de que precisem neste momento de emergência”. 

Iniciativa semelhante tem o Continente, que “em resposta às centenas de solicitações” recebidas, “está a disponibilizar nas lojas mais próximas das localidades afetadas produtos ou bens alimentares que sejam necessários aos bombeiros no combate aos fogos e apoio aos desalojados. As corporações de bombeiros podem contactar as lojas Continente e os bens necessários serão imediatamente disponibilizados”. 

Já o Lidl doou 50 mil euros à Cáritas e entregou águas e bens alimentares aos bombeiros. A cadeia apela a donativos através da conta solidária Cáritas: 0001 200000 730 IBAN PT50 0035 0001 00200000 730 54 

AHRESP recolhe bens

A Associação da Hotelaria Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) anunciou a abertura de um centro de receção de bens que funcionará entre as 9h00 e as 18h00 nas instalações da AEBB – Associação Empresarial da Beira Baixa. 

Os responsáveis sugerem a doação de produtos alimentares não perecíveis, frutas e legumes sem necessidade de frio imediato, equipamentos e materiais agrícolas, vestuário, lençóis, mantas, toalhas, mobiliário e eletrodomésticos.

Uber “ajuda os bombeiros”

Também a Uber se associou à causa. Entre as 10h e as 17h desta segunda-feira, a empresa vai disponibilizar uma opção gratuita para os utilizadores doarem bens de primeira necessidade e material médico para ajudar os bombeiros envolvidos no combate aos fogos.

Para ajudar, o utilizador deve abrir a aplicação durante o período estipulado, selecionar a opção “Ajuda aos bombeiros” na parte inferior do ecrã e, finalmente, fazer o pedido. As doações são recolhidas no local onde o utilizador se encontra, de forma gratuita, e levadas aos quartéis de Bombeiros em Lisboa e no Porto. Estes bens serão, depois, encaminhados para os Bombeiros que estão no combate ao incêndio. 

Entre os bens alimentares pode doar água normal ou com gás, enlatados, e barras de cereais energéticas. Os materiais de primeiros socorros preferenciais são a água oxigenada, compressas, ligaduras, adesivos e soro fisiológico. 

Para doações de volume elevado, o utilizador pode preencher um formulário disponibilizado pela Uber e agendar uma hora de recolha. A ação está a decorrer em Lisboa e no Porto.

Concerto solidário do Meo Arena

A iniciativa é do diretor da Sons em Trânsito, Vasco Sacramento, e em menos de 24 horas já conseguiu reunir cerca de 20 artistas que no próximo dia 27 vão subir ao placo do Meo Arena para um concerto solidário. Ana Moura, Salvador Sobral, Rui Veloso e Carminho são alguns dos nomes confirmados. Todas as receitas reverterão a favor das vítimas.

UGT cria conta solidária

Também na tarde desta segunda-feira a União Geral de Trabalhadores (UGT) informou em comunicado que está baerta a conta UGT Solidária com o número PT50 0033 0000 45507607619 05 

Foi também adiada a reunião agendada para esta segunda-feira entre o Governo e os sindicatos da Administração Pública devido ao luto nacional. O encontro deverá realizar-se no final da semana.

Também a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários se associou à onda de solidariedade com as vítimas dos incêndios, tendo cumprido hoje às 12 horas um minuto de silêncio. 

Fonte: Dinheiro Vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário