segunda-feira, 19 de junho de 2017

Marinha Grande presta auxílio no combate aos incêndios

Tragédia no norte do distrito de Leiria
Marinha Grande presta auxílio no combate aos incêndios
Resultado de imagem para Pedrógão Grande e que fizeram, até ao momento, 62 vítimas mortais.

A Marinha Grande está a prestar auxílio no combate aos incêndios que lavram desde o passado sábado, 17 de junho, nos concelhos do norte do distrito de Leiria, que tiveram início em Pedrógão Grande e que fizeram, até ao momento, 62 vítimas mortais.

Na manhã de ontem, 18 de junho, a Câmara Municipal apelou à população através das redes sociais e do seu sítio de internet para a oferta de cobertores, lençóis e almofadas, tendo-se verificado uma verdadeira onda de solidariedade para com os desalojados do incêndio, que se consubstanciou também na oferta de muitos outros bens, sobretudo alimentares.

O presidente da Câmara, Paulo Vicente, tem acompanhado a situação, tendo-se deslocado ontem, ao centro de comando operacional do incêndio da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) instalado numa zona industrial em Pedrógão Grande, para a entrega de parte desses bens, transportados em viaturas da Câmara da Marinha Grande e da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, e para atualização das informações e das necessidades.

Na manhã desta segunda-feira, 19 de junho, estão envolvidos 8 bombeiros e 4 viaturas da corporação de voluntários da Marinha Grande, que se encontram a combater incêndios entre Pedrógão Grande e Castanheira de Pera. Da corporação de Vieira de Leiria, encontram-se a combater as chamas 5 bombeiros, assistidos por 1 viatura, no concelho de Pedrógão Grande.

Desde sábado, 17 de junho, foram já mobilizados 24 operacionais e 4 viaturas dos Bombeiros de Marinha Grande, entre os quais há a registar um ferido ligeiro que se encontra livre de cuidado, e  28 bombeiros e 3 viaturas de Vieira de Leiria, 5 dos quais receberam assistência médica no local, encontrando-se fora de perigo. Uma das bombeiras de Vieira de Leiria integrou as equipas de assistência social que esteve a prestar apoio psicológico às famílias desalojadas, durante o dia de ontem. 

Aquando do regresso ao quartel, os bombeiros do nosso concelho descrevem a situação vivida em Pedrógão Grande como “nunca antes vista”, pelo que ambas as corporações estão preparadas e atentas para prestar o respetivo apoio psicológico aos operacionais que lidaram no terreno com cenários trágicos e com várias perdas humanas.

Dada a ajuda que tem sido prestada pela população, sobretudo da região Centro do País, apela-se a que não sejam entregues mais bens alimentares ou outros nas corporações do concelho da Marinha Grande, até nova indicação das autoridades.

A Câmara Municipal agradece e reconhece o altruísmo e o enorme esforço físico e psicológico dos bombeiros voluntários do concelho que têm prestado apoio no combate aos incêndios ativos no norte do distrito. Agradece ainda a solidariedade da população para com as famílias desalojadas. 

Presta, por fim, as sentidas condolências às famílias enlutadas por estes factos trágicos e dirige uma palavra de apoio e solidariedade a todos os que, de alguma forma, foram afetados pelas chamas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário