segunda-feira, 19 de junho de 2017

Yamandu Costa abre concertos do Festim em Albergaria-a-Velha

O Festim – Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo está de regresso a Albergaria-a-Velha. O primeiro concerto, a ter lugar no Cineteatro Alba, quinta-feira, 22 de junho, é com Yamandu Costa, considerado um dos maiores talentos da guitarra. O espetáculo tem início às 22h00 e os bilhetes estão à venda com preços a partir de quatro euros.

 Yamandu Costa nasceu em Passo Fundo, no estado de Rio Grande do Sul, Brasil, em 1980 e começou a estudar violão aos sete anos com o pai, Algacir Costa, músico do grupo “Os Fronteiriços”. Aperfeiçoou a técnica com o argentino Lúcio Yanel e, aos 17 anos, apresentou-se pela primeira vez em São Paulo, no Circuito Cultural Banco do Brasil, tendo sido reconhecido como uma revelação no violão brasileiro.

As primeiras referências musicais de Yamandu Costa foram as canções populares do Brasil, Argentina e Uruguai, mas acabou por ser influenciado por compositores como Tom Jobim e por guitarristas como Baden Powell. Não se enquadra em nenhuma corrente musical e mistura vários estilos no seu violão de sete cordas – Choro, Milongas, Tangos, Zambas e Chamamés. Em palco, recria temas conhecidos da música sul-americana, mas também interpreta composições originais.

 Em 2010, o disco “Luz da Aurora”, composto em parceria com Hamilton de Holanda (que também passou por Albergaria-a-Velha no âmbito do Festim, em 2015), foi candidato ao Grammy Latino. Em 2012, com o álbum “Mafuá”, venceu o Prémio Internacional Cubadisco, em Cuba.

O bilhete para o concerto de Yamandu Costa tem o preço de seis euros. O preço para os portadores de Cartão Amigo, Cartão Sénior Municipal, Cartão Municipal de Voluntário e Jovens SUB 23 é de quatro euros. Há descontos para grupos.

 O Festim – Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo é uma produção d’Orfeu – Associação Cultural, em parceria com os municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Estarreja, Ílhavo, Oliveira do Bairro, Ovar e Sever do Vouga. Entre 22 de junho e 21 de julho sete artistas de referência da “World Music” irão apresentar 14 concertos nos municípios parceiros. Em Albergaria-a-Velha, para além de Yamandu Costa, irá atuar o músico do Níger Bombino, no palco da Albergaria conVIDA, a 29 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário