Depois de uma semana com tempo mais fresco e instável, nalgumas regiões do país, o calor volta em força este domingo, com os termómetros a marcar temperaturas de 35 graus no Alentejo. O risco de incêndio é máximo numa grande parte do país, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o IPMA, Lisboa conta este domingo com uma temperatura máxima de 28 graus, sem qualquer previsão de céu nublado. Beja chegará aos 35 graus, a mesma temperatura prevista para Évora.Rumando a Sul, Faro vai contar com 32º graus de máxima, e à imagem do resto do país, céu limpo. No Norte, habitualmente mais fresco, o IPMA prevê uma máxima de 25 graus Celsius para o Porto.
Apesar do calor e céu limpo, o vento andará por aí a dar o 'ar da sua graça'. Está previsto para este domingo vento moderado a forte e com rajadas no litoral oeste e nas terras altas.
O risco de incêndio é também uma variante a ter em conta este domingo. De acordo com o IPMA, estão em risco máximo de concelhos nos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre e Faro. Há ainda vários concelhos com risco elevado e muito elevado.
O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo. O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Fonte: Noticiasaominuto
Nenhum comentário:
Postar um comentário