quinta-feira, 21 de setembro de 2017

PEDRO BIDARRA EXPLICA COMO FOI CRIADA A SÉRIE SOBRE UMA AGÊNCIA DE PUBLICIDADE ESPECIAL


Por  a 21 de Setembro de 2017
pedro bidarraPela primeira vez, a RTP disponibilizou no dia da estreia de uma série portuguesa todos os episódios na plataforma RTP Play. A série A Criação, cujo primeiro episódio foi para o ar esta terça-feira, 19 de Setembro, pelas 23h na RTP1, ficou integralmente acessível nesse mesmo dia, onze horas antes, no RTP Play.
A Criação é uma fábula, protagonizada por pessoas e animais, que gira em torno de uma agência criativa e do cliente. Ao longo dos 10 episódios são apresentados vários desafios aos criativos, como criar filmes, eventos ou jingles. Até aqui poderia ser mais uma série normal de televisão, não fosse o facto de a equipa da agência A Criação ser composta por bonecos. O director criativo é um urso, a directora de research a galinhola, a direcção de contas está a cargo da girafa e a ratinha é a produtora (com pronúncia brasileira). Não falta uma estagiária (ovelhinha). A dupla de criativos é representada por um corvo e por um cão. O lado do cliente, que ao longo da série será sempre o mesmo (um supermercado), encontra-se interpretado por um robot. Algum ajuste de contas do autor da série, Pedro Bidarra, em relação ao seu passado como publicitário? “Não. A directora de marketing é um pequeno robot, porque foi a personagem que surgiu. Não estou a estereotipar os directores de marketing. Na série é aquele que não é humano, mas que é o mais consistente, que diz as coisas como devem ser ditas. É o guardião da convenção, que raramente está confortável porque a criatividade é desconfortável”, disse Pedro Bidarra ao M&P aquando da apresentação da série à imprensa. Haverá ainda a participação de figuras públicas, como a artista Joana Vasconcelos, Fernando Alvim ou Joana Marques.
O ex-publicitário, que há seis anos deixou a direcção criativa da BBDO e agora dedica-se à consultoria estratégica, começou a escrever a série em 2012. Nessa altura ainda contactou as televisões mas ninguém se mostrou interessado em avançar. “Também falei nessa altura com o Nuno Artur Silva que, quando chegou à RTP, quis revisitar a série. Escrevi então mais episódios”, prossegue Pedro Bidarra. “Dificilmente quem me conhece bem vai encontrar ali episódios em que me reconheçam. Talvez a maneira de estar numa reunião… mas devo dizer que na série a maior parte das coisas que se passam são exageros de carácter e exageros de humor. Há muitas situações que são comuns, não só a mim mas a toda a gente que trabalha neste meio”, desvenda. A produção de A Criação esteve a cargo da Até ao Fim do Mundo.

4,7 por cento de share
No dia de estreia, a série A Criação obteve apenas 1,7 por cento de audiência, que correspondeu a 4,7 por cento de share. Ficou em 10º lugar no ranking dos programas mais vistos da RTP1 esta terça-feira.

Fonte: Meios&Publicidade

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