quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Apeadeiro de Nuno Cardoso || Ensaio aberto à comunicação social

APEADEIRO, de Nuno Cardoso

Estreia absoluta esta semana no Centro de Arte de Ovar
Com produção executiva da AO CABO TEATRO, em coprodução com o Centro de Arte de Ovar, o Centro Cultural Vila Flor e o Teatro Municipal do Porto, “Apeadeiro” de Nuno Cardoso, terá a sua estreia absoluta esta sexta-feira, dia 22 de Setembro, no Centro de Arte de Ovar.

A peça em estreia contará com um ensaio aberto à comunicação social, já nesta quinta-feira, dia 21 de Setembro, pelas 15h00, no Centro de Arte de Ovar, para assistir à mais recente criação de Nuno Cardoso.

“Apeadeiro” terceira etapa deste tríptico, ainda sem título específico ao espetáculo, é o mais autobiográfico dos três projetos. 

Tomando como território referencial a vila onde nasceu e cresceu Nuno Cardoso, este projeto tem como pressuposto fundador e repto para a criação a frase "o meu corpo é a minha terra, a minha terra está no meu corpo". Com esta frase inicia-se a busca de um lugar de criação fundado na memória corporal, no gesto que ficou como marca distintiva de personalidade e que está inextricavelmente ligado ao contexto social e geográfico que o forjou.
Partindo do principio que o cerne criativo e identitário interprete está nesse preciso Lugar  surge um exercício de memória recuperada enquanto existência tornada gesto, imagem e, eventualmente, palavra. Surge um espetáculo, simultaneamente, território de celebração e de mediação entre um imaginário original residente na memória e um universo presente quotidianamente urbano. Surge a  síntese e corolário desta trilogia.
Este espetáculo não pretende se uma criação sobre Canas de Senhorim real é antes a anatomia de uma identidade que Nuno Cardoso tem transportado na sua prática como criador . É, no entanto, a paragem desta trilogia que convoca a noção de autobiografia, não projetando sobre textos de outrem o ponto de partida da criação.

FICHA TÉCNICA
Criação:  Nuno Cardoso
Interpretação: Nuno Cardoso e Francisco Cardoso
Dramaturgia:  Nuno Cardoso a partir da Samuel Beckett
Cenografia: F Ribeiro
desenho de luz: José Álvaro Correia
música/sonoplastia: Peixe
produção executiva: Ao Cabo Teatro
coprodução: Centro Cultural Vila Flor, Teatro Municipal do Porto e Centro de Arte de Ovar





Praça da República  *  3880-141 OVAR  
Tel. +351 256 509 118     Fax. +351 256 586 611 

Nenhum comentário:

Postar um comentário