O Twitter liberou nesta semana mais uma função voltada para aumentar o engajamento e tornar a rede social ainda mais voltada para informação. A novidade são os “Artigos Populares”, um espaço específico para links de sites externos que tragam notícias e informações que estão sendo bastante compartilhados na rede.
Por enquanto disponível apenas para usuários dos Estados Unidos e Europa, a novidade aparece nos aplicativos da plataforma para iOS e Android. Os artigos populares estarão junto a outras sugestões na opção de pesquisa, com indicações relacionadas ao número de retweets e também os amigos que comentaram ou compartilharam aquela informação.Informações aparecem de acordo com o interesse de contatos e do restante do Twitter. (Imagem: Buzzfeed)
O Twitter levará em conta essas duas métricas e também os gostos pessoais de cada utilizador na hora de fazer as sugestões. Textos compartilhados por amigos terão peso especial, mas a rede também indicará publicações que estão bombando entre a maioria dos usuários da plataforma, por considerar que tais informações podem ser de interesse geral. Informações de localização também serão consideradas nessa exibição.
A nova funcionalidade foi liberada de forma silenciosa, sem que a rede social fizesse grande alarde, mas é fácil perceber que ela se encaixa em um esquema muito maior. Desde o ano passado, a rede de microblogs vem realizando esforços para se tornar mais relevante e interessante para criadores de conteúdo e, sendo assim, anunciantes, aumentando a própria monetização e também a permanência dos usuários na plataforma.
Além disso, a introdução dos artigos populares vem como mais uma medida para dar a novos perfis o que fazer. O Twitter pode ser um deserto quando o registro inicial é realizado, pois leva algum tempo até que o usuário crie uma linha do tempo com amigos e pessoas sobre quem tem interesse, formando um fluxo consistente de informações. Foi justamente desse pensamento que também surgiram outras iniciativas, como a exibição de curtidas de contatos, por exemplo.
Como acontece em todas as outras funcionalidades do Twitter, não deve demorar para que esta seja aplicada de forma global. A empresa não falou sobre o assunto nem deu uma previsão específica, mas, se seguir a tradição, é bastante provável que os artigos populares também cheguem aos brasileiros nas próximas semanas.
Fonte: Buzzfeed
Nenhum comentário:
Postar um comentário