quinta-feira, 21 de setembro de 2017

TDAH e planejamento: a difícil tarefa em concluir tarefas.



Sabe-se que a pessoa com TDAH tem muita dificuldade no planejamento e execução de tarefas. Quanto maior o esforço mental, maior a dificuldade. Isso ocorre por causa da alteração central no córtex pré-frontal que compromete a capacidade adaptativa da função executiva.

Por conta dessa disfunção, o paciente com TDAH tem dificuldade em organizar-se para atingir metas, em administrar seu tempo, em fazer um planejamento de suas atividades, em seguir um planejamento, finalizar tarefas previamente iniciadas e dificuldades em manter a autonomia e independência para desempenhar suas rotinas.

Essa disfunção pode se apresentar com uma ou várias dificuldades práticas que impactam o cotidiano, como comprometimento da atenção sustentada, dificuldade em iniciar tarefas, empobrecimento da estimativa de tempo, dificuldade de alternar de uma tarefa para outra ou lidar concomitantemente com distintas tarefas que variam em grau de relevância e prioridade, déficits no controle de impulsos e impaciência, problemas de planejamento, distração, pouco insight, inquietação, agressividade, problemas de seqüência cronológica, problemas de inibição de resposta e labilidade motivacional.

Pensando nessa dificuldade, disponibilizo um PDF de planejamento diário. Nele você poderá imprimir e preencher diariamente ou semanalmente, como preferir, para te ajudar a seguir um planejamento de tarefas. Pode ser usado tanto na vida pessoal, como no profissional e acadêmico. 


É importante que essa folha esteja preenchida e que você a coloque em algum lugar que você possa ver para se lembrar. A cada tarefa executará, você se sentirá melhor. O planejamento também, te ajudar a ter um norte, para verificar as atividades que foram feitas e as que estão incompletas. 

Ela foi desenvolvida da forma mais simples pensando justamente nessa dificuldade. A proposta de ser completada a mão, é que sabemos que aquilo que escrevemos, tende a ficar mais guardado em nossa mente do que simplesmente preenchido pelo computador. Para baixar é só clicar aqui: https://files.fm/u/kyaqttmz . É grátis e você pode baixar quantas cópias quiser.


Debora Oliveira

Psicóloga clínica

Nenhum comentário:

Postar um comentário