quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Concerto de música meditativa pelo grupo Blue Flower, hoje às 21h00 Biblioteca Municipal de Cantanhede

Blue Flower é um grupo musical que se formou em 1998, em Novi Sad, na Sérvia. É composto por doze elementos femininos, de origem Sérvia, Eslovena e Macedónica. As vozes angelicais de oito coristas fazem-se acompanhar por um conjunto de instrumentos ocidentais e orientais, nomeadamente, o sintetizador, o harmónio indiano, a guitarra, a flauta, o violoncelo, o metalofone, os tambores e outras percussões.
Ao longo destas duas últimas décadas, o Blue Flower tem participado em inúmeros concertos, em vários países, tocando músicas e arranjos musicais das composições de Sri Chinmoy, escritor e filósofo indiano (1931-2007), em inglês e bengali. O grupo já produziu quatro álbuns: “Beauty Infinity” (2005), “Blossoming” (2007), “Petals of My Dreaming Heart” (2009) e “In Ecstasy-Sea” (2013). Este ano prepara-se para gravar o quinto álbum.

Pela 1ª vez em Portugal, o grupo Blue Flower atua no dia 21 de setembro, às 21h30, na Biblioteca Municipal de Cantanhede; no dia 22, na Igreja de Corpus Christi, em Vila Nova de Gaia e no dia 24 de setembro, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, no âmbito das Jornadas Europeias do Património.

As composições cantadas e tocadas por este grupo feminino, caracterizadas por uma sonoridade singular, são consideradas um género musical ideal para acompanhar a prática de meditação e elevação do espírito. As suas músicas, devocionais por natureza, tentam expressar através do canto e dos instrumentos que acompanham as vozes femininas, um leque variado de emoções e aspirações celestiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário