segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Pão vai ficar mais caro a partir de janeiro

O custo de uma carcaça vai subir 20% no início do próximo ano. Já em Dezembro, a subida do preço dos bolos de pastelaria vai refletir o aumento do valor dos ovos.
Resultado de imagem para Pão vai ficar mais caro a partir de janeiro
Nas festas de Natal e Ano Novo, os produtos de pastelaria deverão ficar mais caros devido ao aumento já registado no preço dos ovos para a indústria, revela o presidente da Associação dos Industriais de Panificação, Pastelaria e Similares de Lisboa (AIPL).
Albertino Santos explica à TSF que "os ovos já aumentaram cerca de 20 a 30%", para a indústria, pelo que, "provavelmente já em dezembro", os consumidores sentirão o preço dos bolos agravado.
Quanto ao pão, a AIPL antecipa, para Janeiro, uma subida que "pode chegar aos 20%". Este aumento é justificado pela subida do salário mínimo nacional e de custos de produção como o gasóleo e a eletricidade. No início deste ano, algumas panificadoras tinham aumentado o preço do pão.
O pão com menor peso, as unidades mais pequenas, deverão ser as que sentem maior aumento percentual, refere o presidente da AIPL.
Atualmente, em Lisboa, o preço de uma carcaça varia em média "entre os 14 e os 15 cêntimos". Se os industriais optarem por uma subida de 2 cêntimos, a variação "quase chega aos 20 por cento", explica. "Mas se estivermos a falar num pão de 400 ou 500 gramas, essa repercussão não vai ser tão grande".
TSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário