segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Portugal está a ficar com clima próximo de Marrocos

Resultado de imagem para Portugal está a ficar com clima próximo de Marrocos
Municípios do Algarve juntam-se para desenvolver um Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas.
A sede da Comunidade Intermunicipal do Algarve recebe esta segunda-feira o primeiro encontro sobre o combate às alterações climáticas que reúne 16 municípios, investigadores universitários e instituições públicas na definição de projeções climáticas para o território.
Filipe Duarte Santos será o coordenador do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas. O investigador, um dos maiores especialistas portugueses na área das alterações climáticas, sublinha que é preciso adotar medidas o quanto antes, em especial nesta região do país.
"O clima do Norte de África está a ter tendência a saltar o Mediterrâneo e passar para o Sul da Europa. Lentamente estamos a ficar com o clima próximo de Marrocos, da Argélia ou da Tunísia e o Algarve está na linha da frente", lembra.
Para Filipe Duarte Santos, é essencial a consciencialização de que "estamos num clima em mudança". O especialista defende que, "se se fizer habituação às alterações climáticas, os impactos gravosos dessas mudanças do clima serão minimizados".
As medidas de ajustamento ao clima que serão definidas neste Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas passam pelas regas, uso de novas tecnologias, para evitar a erosão costeira e proteger a saúde humana.

Fonte: TSF
Foto: Luís Forra/Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário