sábado, 21 de abril de 2018

Manhã de sábado: Caso EDP. Manuel Pinho teve uma terceira offshore

Logo Observador

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
É a terceira offshore descoberta ao ex-ministro da Economia. MP investiga rendimentos do BES de 336 mil euros declarados no IRS por Pinho e mulher durante o mandato do ministro da Economia.
Pagamentos de dois empreiteiros para contas suíças do ex-líder do BES levaram autoridades suíças a bloquearem contas de Salgado -- que está a ser investigado num caso que também líder do Montepio.
O regime norte-coreano anunciou a suspensão dos testes nucleares a partir de sábado e o desmantelamento da base de Punggye-ri, porque a Coreia já tem capacidade para usar uma bomba nuclear.
O Presidente norte-americano considerou "muito boa notícia" a decisão da Coreia do Norte de suspender testes nucleares. Está desejoso de se encontrar com o líder norte-coreano, Kim Jong-Un.
A Moody's optou por não aproveitar a data pré-agendada pela agência de "rating" e não se pronunciou sobre a notação de crédito de Portugal.
Agência canadiana, que foi decisiva para Portugal quando as três principais agências ainda tinham a notação de risco em "lixo", decidiu melhorar o "rating" da dívida portuguesa.
Levou euforia às pistas de dança de todo o mundo mas também não evitou os excessos. Em 2016 deixara de fazer digressões e dizia sentir-se "feliz e livre". Esta sexta-feira morreu, aos 28 anos.
O Dj Avicci morreu esta sexta-feira, aos 28 anos. A última vez que esteve em Portugal, no mesmo ano em que disse que se retiraria dos palcos. Foi em 2016, no festival Rock in Rio.
DJ sueco teve vários sucessos a tocar nas rádios de todo o mundo. Música 'Wake me up!' esteve no top Hot 100 da Billboard durante 53 semanas. É também a mais vista no Youtube.
Jornalista e autor do livro sobre o caso Lava Jato que inspirou a série "Mecanismo" diz que a pacificação da sociedade brasileira só se vai verificar após as presidenciais de 2018.
Helder Macedo recebeu há dias o prémio literário D. Dinis pelo livro de ensaios "Camões e Outros Contemporâneos". Um "revolucionário" que o mundo anglo-saxónico celebra e a academia portuguesa ignora. 

Comer/Ver/Fazer

"God of War", a série exclusiva da PlayStation, regressa depois de oito anos de desenvolvimento. Kratos está diferente, mas isso não é necessariamente mau. 

Um palácio que se transformou em hotel e, depois, em fábrica de chocolates - esta é a história do Royal Cocoa Chocolatier & Palace, a empresa familiar que agora quer apostar na internacionalização. 

A propósito do 2º Concurso da Patanisca Lisboeta, evento que faz parte do Peixe em Lisboa - que começa esta quinta-feira, 5 de abril - o Observador foi à procura da história desta iguaria. 

Estes três restaurantes portugueses distinguidos pelo guia Michelin têm novidades para provar e o Observador foi conhecê-las. Saiba o que esperar das novas cartas de primavera/verão. 

Ioga, representação, jardinagem, pintura, experiências científicas. Estas são só algumas das formas de entreter as crianças nestas férias da Páscoa. 

"Ni No Kuni II: Revenant Kingdom" é a sequela do jogo criado entre o famoso estúdio Ghibli e a histórica Level-5, e que apaga a linha entre um bom filme de animação e um videojogo. 

É no último dia, este sábado, que o festival açoriano recebe Lone Taxidermist. Da maquilhagem à obra de arte total, conversámos com a performer britânica sobre látex e sobremesas. 

O Portugal Fashion rumou ao Porto. Na passerelle, Anabela Baldaque simplificou o próximo inverno, Júlio Torcato assinalou 30 anos de carreira e Estelita Mendonça tentou desvendar a moda do futuro. 

"Talvez esta seja a hora deste boy bazar para a terra prometida", rima Slow J no primeiro álbum de Papillon, revelado esta semana. "Isto sou eu", resume o rapper ao Observador. 



Opinião

Alberto Gonçalves
O problema põe-se ao contrário: a maioria das senhoras (e dos cavalheiros, calculo) é competente o bastante para evitar a política e deixá-la ao cuidado dos que, independentemente do sexo, não são.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
O Evangelho é, etimologicamente, a boa nova, mas não faltam pessoas que pensam que é um boato sem fundamento ou, pior ainda, mais uma ‘fake news’.

Rui Ramos
Tal como o PS apagou as suas responsabilidades na bancarrota de 2011, o PSD pretende apagar as suas responsabilidades na saída limpa de 2014. Daí os "acordos" desta semana.

João Cândido da Silva
Com a habilidade demonstrada para fazerem voar dinheiro da tesouraria pública, oito deputados estilhaçaram mais um pouco do respeito de que pretendem ser credores.

Luís Reis
Portugal já viveu 50 anos num regime opressor, nivelador por baixo, redutor, anquilosado e obtuso. Só faltava agora que nos dissessem que quem não é de esquerda come criancinhas ao pequeno-almoço.

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário