segunda-feira, 21 de maio de 2018

360º- Os 4 (rentáveis) negócios imobiliários de António Costa num ano; o futuro do Sporting depois de perder a Taça para o Aves; e o copo-de-água real

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... o Sporting terminou da pior maneira uma das semanas mais negras da sua história perdendo a Taça de Portugal para o Desportivo das AvesA crónica do jogo, do Bruno do Roseiro, fala não só de um jogo, como de um clube perdido. O que em nada tira mérito ao Aves, que fez história, ao conquistar o seu primeiro troféu. 

Na Venezuela, Nicolas Maduro foi reeleito presidente com cerca de 70%. Mas perdeu eleitores em relação às últimas eleições, só viu 46% da população ir votar e recebeu centenas de denúncias de irregularidades, incluindo a da compra de votantes. Afinal, foi um país magro e subnutrido que foi a votos, sob aquela que é conhecida como a “dieta de Maduro”: o João de Almeida Dias conta porquê.




Outra informação relevante 
António Costa mostrou-se várias vezes contra a especulação imobiliária que se vive no país, sobretudo em Lisboa, pedindo especial proteção para os mais velhos. Mas comprou uma casa no Rato a um casal de idosos e vendeu-a pelo dobro 10 meses depois. E fez outros três negócios imobiliários num ano. A investigação é do Rui Pedro Antunes.

António Costa que foi o principal alvo de José Sócrates durante o almoço em que ainda conseguiu reunir cem apoiantes. O ex-primeiro-ministro, acusado de corrupção entre outros crimes, começou por garantir que não ia dizer mal do PS, mas acabou a defender Manuel Pinho e a picar Costa. Fez por isso questão de precisar a entrevista do seu ex-ministro da Economia ao Expresso, garantindo que foi de facto Costa que lhe apresentou Pinho, mas à saída do Estádio da Luz, porque "nunca esteve num camarote do BES" com os dois.


O Papa Francisco vai nomear cardeal o bispo de Leiria-Fátima. A nomeação apanhou D. António Marto de surpresa (ele que não quer ser Papa, mas gostaria de participar num conclave, como disse ao João Francisco Gomes). Pode ainda ler a entrevista de vida onde o (ainda) bispo recorda que em miúdo "representava melhor o diabo do que o anjo" e conhecer sete detalhes da vida daquele que vai ser o 4º cardeal português.

A decisão do Papa aconteceu num dia em que um atropelamento e fuga matou uma peregrina de Fátima e feriu outros cinco. A condutora foi entretanto detida.

Começam a 'apertar' as pressões comunistas sobre o Governo. Primeiro foram os professores, com Mário Nogueira a dizer que o “tempo dos compromissos acabou"; e depois
Jerónimo de Sousa, que acusou o PS de se aliar aos partidos "da direita contra os direitos dos trabalhadores e reiterou que "não assinará de cruz" a proposta do próximo Orçamento. Mesmo assim, Marcelo está confiante.

O CDS inicia hoje as suas jornadas parlamentares, mas já há um recado de Nuno Magalhães. Na TSF, o líder da bancada centrista, lembra que é importante que o "PSD também faça o seu trabalho" para que a direita consiga a maioria.

Uma nota para a Saúde, onde há apenas 58 funcionários na Entidade Reguladora (ERS) para fiscalizar 27 mil estabelecimentos em todo o país. A denúncia é da presidente do organismo, Sofia Nogueira da Silva, em entrevista ao Público

Nos EUA, Donald Trump exigiu, via Twitter pois claro, uma investigação ao FBI e à administração Obama. Quer saber se foi pedido para vigiarem ou interferirem na sua campanha eleitoral. Rudolf Giuliani, o seu advogado, revelou entretanto ao New York Times que o procurador-especial Robert Mueller propôs terminar a investigação ao Presidente antes das eleições para o Congresso... desde que Trump desse uma entrevista aos investigadores.


Em Espanha, com o acordo tácito do PSOE e do Ciudadanos, Mariano Rajoy vai impedir Quim Torra de formar governo na Catalunha, mantendo em vigor o artigo 155.






Os nossos Especiais 

José Caldas de Almeida acha que a violência sexual e a pobreza são os fatores que melhor permitem prever o aparecimento de doenças mentais. Em entrevista à Vera Novais, o psiquiatra diz ainda que "a perda e o abandono na infância também têm um impacto importante na saúde mental das crianças".

A nossa opinião

  • Alexandre Homem Cristo escreve sobre Bruno de Carvalho: "Como instituição centenária, o Sporting tem o dever de exibir o vigor institucional necessário para se libertar de quem o está a prejudicar – mesmo que lhe deva muito dos seus sucessos recentes".
  • Luís Rosa escreve sobre a política e os advogados de negócios: "A Ordem dos Advogados devia ser a primeira interessada em esclarecer o caso do ministro Pedro Siza Vieira. Mas o seu silêncio corporativista revela que não tem interesse em meter ‘as mãos na massa’".
  • João Carlos Espada escreve sobre o casamento real: "A adesão e interesse populares pelo casamento real anglo-americano do passado sábado desafia grande parte dos dogmas politicamente correctos ainda dominantes entre nós".
  • João Marques de Almeida escreve sobre as ligações entre política e futebol: "Os governantes e as televisões contribuíram para o fanatismo dos adeptos e para fazer das presidências dos maiores clubes portugueses cargos apetecíveis para todo o tipo de oportunistas sem escrúpulos".
  • Helena Matos escreve sobre a "Apologia da barata": "Leões, águias ou dragões? Nem pensar. Sigamos a barata. É na barata que está a questão. As baratas andam por aí numa espécie de sinal exterior da putrefaçcão dos edifícios. E do regime".
  • Paulo Trigo Pereira escreve sobre a esquerda moderada na “quarta via" do PS: "Com fraco crescimento económico e problemas novos ou antigos que persistem em não ter solução, é obviamente mais fácil ser de direita do que de esquerda e ser populista do que ser realista". 
  • Alberto Gonçalves escreve também sobre o presidente do Sporting: "Após a desilusão com um ex-governante, inúmeros portugueses resolveram desiludir-se em simultâneo com um dirigente da bola. É a nossa tradição de seguir fervorosamente determinadas fraudes".
  • P. Gonçalo Portocarrero de Almada escreve sobre a relação com Angola: "Angola é nossa porque é da nossa língua, como nossa é também porque, na sua imensa maioria, é católica".
Notícias surpreendentes
Mariza vai lançar o seu sétimo álbum de originais. Chama-se simplesmente Mariza, mas a simplicidade do nome não diminui a ambição da fadista. Em entrevista ao Gonçalo Correia, ela insiste que “falta sempre conquistar o mundo" e diz que quer um Grammy.

A Palma de Ouro de Cannes foi para um japonêsKore-Eda foi o grande vencedor do festival com 'Manbiki Kazoku'. Joana Ribeiro também esteve em Cannes, ela que fez parte do elenco do filme 'O Homem que Matou Don Quixote', de Terry Gilliam. E falou ao Mauro Gonçalves dessa experiência.

Por cá, os Globos de Ouro foram entregues pela SIC a sete personalidades. O destaque foi para o Prémio Mérito e Excelência dado a José Cid, numa cerimónia marcada por um beijo especial e onde os olhares estiveram também centrados no desfile de vestidos da passadeira vermelha

Não há como fugir ao tema: o casamento de Meghan e Harry dominou o fim-de-semana. Mas só agora se sabe o que aconteceu, longe das câmaras, no copo de água: uma partida de Harry, um discurso de Meghan e uma dança de Clooney com a nova duquesa. O carro que levou o casal também tem história. E entre quem teve a ideia de um coro gospel, ao reverendo que incendiou a cerimónia, há 11 curiosidades do casamento que ainda vale a pena ler. Claro que desde os esboços, entretanto revelados, ovestido da noiva foi o centro das atenções. Pode ler tudo sobre o que se passou aqui.

Foi também sábado, mas ainda continuamos de parabéns. O Observador comemorou o seu quarto aniversário e lançou mais uma revista que lhe aconselho vivamente a comprar. Tem ainda o Observador Premiumo nosso novo programa de assinaturas e, como sempre, todas as notícias que importam nas várias plataformas do Observador.
Boa segunda-feira e boa semana
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário