terça-feira, 5 de junho de 2018

II CONGRESSO INTERNACIONAL DE MEDICIA DE HIPÓXIA LEVA O TEMA DA HIPÓXIA A MANTEIGAS DE 15 A 17 DE JUNHO


Dando seguimento a outros congressos já realizados sobre a medicina de hipóxia e treino de atletas em altitude, a Clínica Médica do Exercício do Porto (CMEP) e a Universidade da Beira Interior (UBI) apresentam o II Congresso Internacional de Medicina de Hipóxia.
 
Nos dias 15, 16 e 17 de Junho, a vila de Manteigas será o centro de uma abordagem aprofundada sobre a temática e os benefícios clínicos da Medicina de Hipóxia, num Congresso que junta professores e investigadores da área, bem como atletas de alta competição.
 
O evento terá início dia 15 de Junho com um workshop sobre o tema da Avaliação Cardio-Pulmonar dado pelo Dr. Jaime Milheiro, Director Clínico da Clínica Médica do Exercício do Porto e Director Clínico Adjunto do Comité Olímpico de Portugal.
 
No dia seguinte, no Centro Cívico de Manteigas, a convenção com o conteúdo científico apresenta vários painéis que vão da Fisiologia da Hipóxia e de Experiências de Centros de Altitude a outras temáticas como Doenças de Altitude, Vivências de atletas, alpinistas e treinadores terminando com Hipóxia, Rendimento e Bem estar.
 
De entre os mais de 15 oradores, o II Congresso Internacional de Medicina de Hipóxia contará, entre as presenças internacionais, nomeadamente com Carmen Calderón Soto, actualmente Chefe dos Serviços Médicos do Centro de Alto Rendimento (CAR) de Sierra Nevada (Espanha), María Antonia Nerín Rotger, Directora da Associação de Medicina de Montanha JR Morandeira-CUEMUM e Presidente da Sociedade Espanhola de Medicina y Auxílio em Montanha (SEMAM) e Verónica Rainone, médica argentina que chefiou várias expedições (Kilimanjaro, M. Kenya, Toubkal, Manaslu, Annapurna, Everest, Lhotse e Antártida).
 
No panorama nacional, marcam presença nomes como Prof. Doutor Gomes Pereira, Director Clínico do Comité Olímpico de Portugal, Prof. Doutora Ana Sousa, Professora Assistente Convidada do ISMAI, Dr, Pedro Amorim, investigador dos efeitos de hipóxia no Hospital Santo António, Prof. Doutor João Beckert, responsável clínico do CAR do Jamor. Prof. Doutor Ricardo Silvestre, coordenador do programa altitude do CAR do Jamor, Prof. André Guimarães, responsável pela Sala de hipóxia Everest da CMEP, Prof. Paulo Pires diretor da Armada Portuguesa de Trai e pelo vários atletas e treinadores: Armando Teixeira (trail), Rui Sousa (ciclismo), Emanuel Silva (canoagem), Miguel Nascimento (natação), Rudi Bernardo (triatlo), Pedro Guedes (alpinismo) e Vítor Baía (parapente).
 
O último dia, 17 de Junho, conta com um conjunto de actividades de montanha. Estando Manteigas em plena cadeia montanhosa da Serra da Estrela, a região mais elevada em Portugal Continental, os participantes e acompanhantes poderão escolher entre Trail Running (Corrida em Montanha), caminhada (Trekking), Escalada e ainda voo de parapente. Todas as atividades serão devidamente acompanhadas por profissionais especializados.
 
De 15 a 17 de Junho, aquele que será o maior evento nacional sobre a temática pretende realizar uma abordagem única sobre a medicina de Hipóxia.  
 
A comissão organizadora do II Congresso Internacional de Medicina de Hipóxia é composta por Jaime Milheiro, Pedro Amorim, Paulo Pires e Armando Teixeira.
 
A comissão científica é composta pelos Prof. Doutores José Gomes-Pereira (FMH), João Beckert (U. Nova de Lisboa), José Soares (FADEUP), Maria Antónia Nerin (Universidad Camilo José Cela - Zaragoça), Ana Sousa (ISMAI) e Daniel Marinho (UBI).

O Evento tem o patrocínio cientifico da ordem dos médicos, Comité Olímpico de Portugal, IPDJ e todas as Federações dos atletas e treinadores envolvidos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário