Nos termos da Resolução do Conselho de Ministros n.º 157-A/2018, de 27 de outubro, a ANPC está incumbida de gerir os Programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”. Estes programas visam reforçar a segurança e a capacidade de reação das populações aos incêndios rurais, estando estruturados segundo dois vetores:
1. A realização de ações de sensibilização para a prevenção de comportamentos de risco, desenvolvimento de medidas de autoproteção e realização de simulacros de planos de evacuação, em estreita articulação com as autarquias locais (municípios e freguesias) e envolvendo as populações na sua execução;
2. O estabelecimento de medidas estruturais para proteção de pessoas, bens e edificados na interface urbano-florestal, através da gestão de zonas de proteção aos aglomerados e da implementação de infraestruturas estratégicas, com a identificação de pontos críticos e locais de refúgio, em estreita articulação com as autarquias locais (município e freguesias) e envolvendo as populações na sua execução;
Para concretizar ambos os programas foram produzidos materiais de sensibilização (folhetos, cartaz e spots de áudio e vídeo) e de apoio às ações (Guia de Apoio à Implementação dos Programas), os quais estão disponíveis no sítio digital da ANPC.
Os spots de vídeo estão encontram-se igualmente disponíveis no canal oficial da ANPC no Youtube e os spots de áudio no canal oficial da ANPC no Soundcloud.
Estes materiais são para difusão e livre emprego por todos, nomeadamente os órgãos de comunicação social, a quem convidamos, desde já, a fazer amplo uso dos mesmos para fins de divulgação das medidas e conselhos da ANPC.
AUTORIDADE NACIONAL DE PROTEÇÃO CIVIL
Av. do Forte | 2794-112 Carnaxide | Portugal
Tel.: +351 214 247 100 | www.prociv.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário