terça-feira, 5 de junho de 2018

A Escola da Noite: últimos espectáculos de “Cinzas…” em Coimbra

Resultado de imagem para A Escola da Noite: últimos espectáculos de “Cinzas…” em Coimbra
Termina esta semana a temporada da mais recente criação d'A Escola da Noite - “Cinzas...”, de Harold Pinter, com encenação de Rogério de Carvalho. O espectáculo pode ser visto até 10 de Junho, de quarta a sábado às 21h30 e no Domingo às 10h00.
Nos Sábados para a Infância, a Catrapum Catrapeia, de Vânia Couto, realiza uma nova sessão de “Som a som, tom a tom”, uma oficina de música para pais e filhos.
"Cinzas…”: últimos espectáculos
Estreado no TCSB a 17 de Maio, “Cinzas…” reúne quatro peças do dramaturgo inglês Harold Pinter (1930-2008), escritas em momentos distintos da sua carreira: “A Black and White” (1959), “Língua da Montanha” (1988), “A Nova Ordem Mundial” (1991) e “Cinza às Cinzas” (1996). Em todas elas encontramos personagens confrontadas com diferentes formas de opressão e violência – refinada ou brutal; íntima, social ou de Estado; física ou psicológica.
Sem referências explícitas a tempos e lugares, os quatro textos seleccionados visitam cenários de pobreza, de tortura, de humilhações, de desamparo dos mais fracos perante várias formas de agressão com as quais todas as sociedades convivem: duas idosas que se abrigam da cidade grande na leitaria onde diariamente comem a sua sopa; a mãe e a mulher que visitam os seus familiares na prisão política; a conversa dos interrogadores frente ao interrogado; a conversa de um casal de meia idade que desvenda memórias (reais ou imaginárias) do horror inominável.
“Há que evitar sermões a todo o custo”, disse Pinter sobre o (seu próprio) “teatro político”, ao receber o Prémio Nobel, em 2005. A Escola da Noite partilha essa forma de encarar a criação artística mas nunca deixa, como Pinter nunca deixou, de olhar para o Mundo – o que está do outro lado da rua, o que é mostrado (e escondido) pelos ecrãs, o que cada pessoa carrega na sua memória.
Escolhidas também em função das características e da dimensão do elenco actual da companhia, as quatro peças oferecem uma panorâmica (entre as inúmeras outras que é possível construir) do universo de Harold Pinter, no qual A Escola da Noite mergulha pela primeira vez.
Com espaço cénico de Ana Rosa Assunção, Jorge Ribeiro e Rogério de Carvalho, figurinos e adereços de Ana Rosa Assunção, desenho de luz de Jorge Ribeiro e sonoplastia de Rogério de Carvalho e Zé Diogo, o espectáculo conta com as interpretações de Igor Lebreaud, Maria João Robalo, Miguel Magalhães, Ricardo Kalash e Sofia Lobo.
É recomendado para maiores de 16 anos e estará em cena só até 10 de Junho, de quarta a sábado às 21h30 e no domingo às 16h00. Os bilhetes custam entre 5 e 10 Euros e podem ser reservados pelos contactos habituais do Teatro: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt.
Vânia Couto nos Sábados para a Infância
Artista bem conhecida junto do público mais novo do Teatro da Cerca de São Bernardo, Vânia Couto regressa aos Sábados para a Infância com a oficina de música para pais e filhos “Som a som, tom a tom”. A 9 de Junho, pelas 11h00, a compositora, intérprete e formadora volta a sentar-se com as famílias no palco do Teatro para mostrar às crianças “de onde vem o som, como ele se transforma e se diversifica, como nasce o ritmo e como as palavras e as histórias se transformam em música”, através de jogos, brincadeiras e exercícios auditivos e instrumentais.
“Para além do processo de aculturação musical e de sensibilização para a importância da música nas crianças” – adianta Vânia Couto – esta oficina “promove os laços familiares e a aprendizagem de novas formas de brincar e de comunicar, que facilmente poderão replicar no seu dia-a-dia”.
“Som a tom, tom a tom” destina-se a crianças entre os 2 e os 10 anos (e respectivos/as acompanhantes). A próxima sessão tem lugar no Sábado, 9 de Junho, pelas 11h00. Os bilhetes custam 10 Euros (adulto+criança) e podem (e devem) ser reservados antecipadamente pelos contactos habituais do Teatro.
Programação de 4 a 10 de Junho de 2018
TEATRO
Cinzas…
de Harold Pinter
A Escola da Noite
17 de Maio a 10 de Junho
quarta a sábado, 21h30
domingos, 16h00
M/16 > 1h40 com intervalo
Preços: 5 a 10 Euros
MÚSICA | OFICINA PARA PAIS E FILHOS
Som a som, tom a tom
Vânia Couto
9 de Junho de 2018
Sábado, 11h00
adultos + crianças dos 2 aos 10 anos > 50′
Preço: 10 Euros (adulto+criança)
[Sábados para a infância no TCSB]
informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário