quarta-feira, 18 de julho de 2018

360º- Todas as vagas no Ensino Superior, por curso, faculdade e média de entrada; as respostas que Pinho não deu e o passa culpas de Azeredo

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... foram conhecidas as vagas para o Ensino Superior. São mais de 50 mil e Engenharia continua a ser o curso com mais ofertas. As candidaturas arrancam esta quarta-feira e a redução de 5% de lugares nas universidades de Lisboa e Porto já se faz sentir: há menos 1066 vagas nestas duas áreas metropolitanas e mais 1080 no resto do país. Saiba quais, faculdade a faculdade, curso a curso e qual a média do último colocado em 2017.

Ainda na Educação, os exames revelaram um cenário desolador na Matemática. Afinal, de quem é a culpa dos maus resultados e o que vai mal (há tantos anos) no ensino desta disciplina? A Ana Kotowicz tenta explicar.

No Português, os Maias vão deixar de ser de leitura obrigatória no secundárioSegundo o Público, os alunos devem ler apenas um romance de Eça de Queirós à escolha do professor. Também em História há conteúdos que vão desaparecer das aulas.


Trump tentou controlar os estragos e corrigiu as afirmações feitas ao lado de Putin, admitindo agora a interferência russa nas eleições. O presidente norte-americano teve de vir dizer que concordava com a investigação das suas secretas, sublinhando apenas que não houve conluio. Uma correção que chega tarde demais, porque nos EUA está tudo a arder .

Tony Blair quer um novo referendo ao Brexit. Em entrevista à AFP, o ex-primeiro-ministro britânico diz que se vive  uma “confusão total e completa” e é preciso fazer uma nova consulta popular     . 

A Google poderá receber a maior multa alguma vez aplicada por Bruxelas. A Comissão Europeia para a Concorrência decide esta quarta-feira se a gigante tecnológica será multada em 4.000 milhões de euros por abuso do sistema operativo Android.



    Outra informação relevante 
    Manuel Pinho recusou responder aos deputados sobre as suas offshores e ligações ao GES e limitou-se a dar uma lição (histórica) sobre política energética. Disse que a fatura da eletricidade é uma vaca leiteira, e que o problema não são as rendas excessivas e sim o IVA. Ou seja, quis falar sobre tudo na energia e nada sobre o que os deputados queriam. Já de manhã tinha impedido o interrogatório judicial no DCIAP com um incidente de recusa dos procuradores, acusando-os de quererem impedir a sua ida ao Parlamento. Estratégias.

    Sobre Tancos, a resposta também foi a do costume: o ministro não sabia de nada. Azeredo Lopes disse no Parlamento que desconhecia que ainda existia armamento roubado por recuperar. E atirou todas as responsabilidades para o Ministério Público. Se houver diferenças, admite voltar atrás nas declarações que fez na altura. Mas não se compromete com “consequências políticas”. Já o PS também prefere ouvir os chefes das secretas e do Sistema de Segurança Interna.

    Esta tarde, no fecho da sessão legislativa, o Parlamento tem um guião de votações de 60 páginas de iniciativas do Governo e dos partidos à procura de aprovação. Para a maratona, houve acordos de última hora, correrias antes das férias e um problema adiado para Setembro.

    Surpresa 1. O PSD vai salvar a face do Governo, abster-se e viabilizar a aprovação da lei laboral. Mas Rui Rio avisou Costa que, se houver grandes alterações na especialidade, o PSD pode mudar o sentido de voto. Anunciada a grande decisão, no jantar com os deputados, Rio foi obrigado a puxar dos galões e a evocar Santana.

    Surpresa 2. O Bloco e o PCP alteraram o sentido de voto de há menos de um mês e chumbaram, ao lado do parceiro PS, a redução do imposto sobre os combustíveisA ambição do CDS acabou assim travada, com os centristas a falarem em "hipocrisia política".

    Mas apesar desta 'ajudazinha', os comunistas vão semeando umas críticas. Agora dizem que as medidas do Governo para o interior são apenas “propaganda e anúncios”.


    Na Sonae, Cláudia Azevedo vai ser a nova CEO. Considerada a filha com “mais killer instinct” de Belmiro, é fã de Monty Python e gosta de tecnologia. Paulo Azevedo e Ângelo Paupério vão passar a ter funções não executivas.

    O dia de ontem ficou marcado pelas reações emocionadas à morte de João Semedo, ex-líder do Bloco de Esquerda. Houve palavras elogiosas de todos os quadrantes políticos e só o PCP deixou um curta mensagem sobre o seu ex-militante.


    Por falar mos ataques à Academia de Alcochete, são já 37 os adeptos da Juve Leo detidos pela polícia. Segundo o DN, Hugo Ribeiro foi o último e, tal como os restantes, deve ficar em prisão preventiva

    O primeiro dia de Ronaldo na Juventus está todo nas suas redes sociais e nas do clube. Houve um “Eu estou aqui!” e uma pose repetida pelo filho. Com um vídeo grandioso pelo meio. É que a 'Juve' já fez as contas e sabe quanto gastou e quanto pode ganhar com a contratação do português, que em Outubro deve voltar a ter a seu lado... Zidane.

    Os 12 rapazes e o seu treinador resgatados da gruta na Tailândia vão sair do hospital esta quarta-feira, um dia mais cedo do que o previsto. Darão uma conferência controlada para que não afete a sua saúde mental em que só podem participar os jornalistas que enviarem as perguntas antecipadamente ao porta-voz do governo tailandês. Entretanto, Elon Musk pediu desculpa ao mergulhador britânico a quem chamou pedófilo.




    Os nossos Especiais 

    E se pudéssemos ter 364 dias de Verão? Bem, se fosse por mim, diria sempre que sim. Mas admito que haja quem não goste. E que talvez não seja o melhor para o clima. Já o José Carlos Fernandes decidiu fazer uma verdadeira análise histórico-mitológica dos elementos, para tentar perceber como seria Portugal sempre com bom tempo.




    A nossa opinião

    • José Manuel Fernandes escreve sobre a "má sorte não ser funcionário público (e não ter ADSE)": "Agora que, afinal, já não há dinheiro, é bom recordarmos que quando parecia que havia dinheiro se preferiu pagar mais aos funcionários do Estado mesmo quando isso implicou prestar pior serviço público".
    • Miguel Pinheiro escreve sobre "Marcelo, Santana e a direita arrumadinha": "Marcelo não resiste: quer tutelar a direita a partir de Belém. O Presidente tenta telecomandar o PSD, controlar o CDS e domesticar Santana. Tal como aconteceu com Eanes e Soares, vai dar mau resultado".
    • Luís Aguiar-Conraria escreve sobre a guarda alternada dos filhos em "She for he": "Atacar os homens que defendem a guarda alternada dizendo que o que pretendem é "não pagar pensão de alimentos e infernizar a vida das crianças e das mães” é alimentar o ódio e o preconceito de género".
    • Maria João Marques escreve sobre "Não, não tinha de ser assim": "Se a direita se tornar o que Trump defende e representa, então trairá a direita civilizada, apreciadora da diversidade e igualdade de oportunidades, da defesa do capitalismo e do comércio livre".
    • Manuel Villaverde Cabral escreve sobre "Trump e os outros": "Agora os eleitores estão devidamente informados acerca de quem é Trump. Todos aqueles que, se soubessem o que sabem hoje, teriam votado em Hillary Clinton, desta vez não se absterão".
       



    Notícias surpreendentes 
    O Instagram apagou um artigo de opinião de Rui Maria Pêgo no Observador sobre homofobia. E a polémica espalhou-se pelas redes sociais.

    Ontem foi Dia Mundial do Emoji. Mesmo com 24 horas de atraso, saiba quais são os mais usados no Facebook e quantos são enviados por dia.

    Quem é Alexei Nikolsky, o autor da foto icónica de Macron aos saltos na final do Mundial 2018? É fotógrafo da agência de notícias russa Sputnik, segue o Kremlin de perto e costuma fotografar Vladimir Putin.

    Que tal fazer experiências com comida? Por exemplo, cozinhar um bife em lava! Bompas & Parr é a dupla de "designers de experiências" que segue um mandamento: tudo é possível. Eles explicam ao Diogo Lopes como e porquê.

    Rosas, brancas, azuis e verdesAs praias mais coloridas do mundo vão da Islândia às Bahamas, do Canadá às ilhas Canárias. É só fazer as malas (e não precisa de agradecer).

    Feito o lançamento informativo da manhã e o resumo do que mais importante se passou ontem, agora basta-lhe continuar a a passar pelo Observador para se manter actualizadoE não deixe também de conhecer o nosso novo programa de assinaturas, o Observador Premium

    Boa quarta-feira (e pode ouvir, a partir de hoje, cinco temas dos Dead Combo ao vivo, um por dia, gravados quando a banda apresentou o novo álbum, "Odeon Hotel", em abril)
    Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
    no Facebook no Twitter por e-mail
    Leia as últimas
    em observador.pt
    Leia as últimas
    em observador.pt
    Observador
    ©2018 Observador On Time, S.A.
    Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário