quinta-feira, 29 de novembro de 2018

360º - Funcionário do PS suspeito de desviar 20 mil euros de subsídios pagos em dinheiro vivo pelo Parlamento Europeu. Rui Vitória de saída do Benfica


 1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
É o fim para Rui Vitória. Luís Filipe Vieira reúne-se hojecom o ainda treinador do Benfica para que ele passe a ex-treinador do Benfica. Aliás, Vitória pode já não orientar o próximo jogo da equipa, com o Feirense.

substituto imediato de Rui Vitória deve ser Bruno Lage, que está atualmente a treinar a equipa B do Benfica. Para o ajudar, fala-se na hipótese de Luisão e Júlio César.

E para o futuro? Jorge Jesus é uma hipótese, até porque normalizou as relações com Vieira, mas há um entrave: será que os sócios o aceitam?

As capas dos jornais desportivos vão todos no mesmo sentido:
  • A Bola escreve "Ponto final";
  • O Jogo repete: "Ponto final";
  • E o Record divide o título de manchete entre "Vitória na porta de saída" e "Jesus de malas feitas".

Mais informação importante

Um funcionário do PS é suspeito de desviar 20 mil euros de subsídios pagos em dinheiro vivo pelo Parlamento Europeu para viagens de eleitores. Tudo seria feito através de falsificações primárias, com um corta-e-cola de papéis muito básico. O Luís Rosa teve acesso aos documentos e conta os detalhes. O Ministério Público já está a investigar o caso.

A longa maratona de votação do Orçamento termina hoje. A partir das 10h da manhã entramos em liveblogno Observador para acompanhar todos os detalhes finais. Na votação de ontem houve mais novidades:
  • Há mais um escalão no adicional do IMI (a que alguns chamam, carinhosamente, "imposto Mortágua");
  • A taxa de proteção civil caiu de vez;
  • Os sacos de plástico afinal não ficam mais caros;
  • A direita e o PCP evitaram o fim do tiro ao pombo.

Do dia de ontem no Parlamento sobram três polémicas:
  1. Depois de os deputados terem decidido incluir mais três vacinas no Plano Nacional de Vacinação, a ministra da Saúde disse ter ficado surpreendida e o bastonário da Ordem dos Médicos preocupado. Porque é que os deputados decidiram substituir-se aos especialistas?;
  2. Na votação do IVA reduzido das touradas, a bancada do PS ficou dividida: 43 estiveram a favor (era a posição de Carlos César) e 40 contra (era a posição de António Costa);
  3. O fisco vai passar a saber quem aderiu aos perdões fiscais, o que, para alguns especialistas, é uma violação do direito de proteção e do princípio da confiança.

A Ryanair e os tripulantes de cabine chegaram a acordopara implementar a legislação portuguesa nos contratos de trabalho. O sindicato diz que se trata de um "dia histórico".

A PJ Militar deteve um comando suspeito de assassinar outro comando com um tiro de G3, no quartel da Carregueira. Em setembro, o caso chegou a ser comunicado à família como sendo um suicídio.

O Campo das Cebolas, em Lisboa, vai passar a chamar-se Largo José Saramago. A proposta foi aprovada na Câmara de Lisboa por PS, PCP e BE. O PSD e o CDS votaram contra, falando em "desrespeito pela história".

Portugal está entre os países com maiores aumentos nos preços das casas até 2020. A Moody's estima que os preços subam entre 7 e 8%, escreve o DN.

Já é possível consultar online os processos que tem em tribunal. E não precisa de um advogado. A nova plataforma de Serviços Digitais dos Tribunais está acessível desde ontem.

Em Espanha, deu-se o primeiro atropelamento mortal provocado por uma trotinete eléctrica. O caso só foi conhecido agora mas aconteceu em Agosto e a vítima foi uma mulher de 90 anos.

O FC Porto venceu o Schalke 04 por 3-1 e ficou assim no primeiro lugar do grupo D da Liga dos Campeões. Na crónica do jogo, o Bruno Roseiro escreve que o jogo foi "um guia rápido de como fazer em três minutos o que ninguém fizera em seis horas". 

Para o FC Porto, as coisas estão assim: Marega marcou pelo quarto jogo seguido, Corona fez história entre os mexicanos na Champions, Sérgio Conceição colocou-se ao nível dos melhores técnicos no clube e o Porto já vai nos 65 milhões de encaixe.

Nos outros jogos da Champions, Neymar marcou, protestou com os adeptos, fez um “cabrito” e levou Klopp à loucura (por estar sempre no chão). E Messi decidiu o triunfo do Barcelona.


Os nossos Especiais

Há 130 anos, Eça de Queiroz publicou essa “vaste machine” a que chamou "Os Maias". A Gulbenkian presta-lhe agora homenagem com uma exposição onde coube tudo o que o autor trazia "no saco" — incluindo as lunetas, como explica a Rita Cipriano.


A nossa Opinião

Helena Garrido escreve "Dos urbanitas aos 'incivilizados'": "Hoje é uma minoria que os políticos podem deserdar sem qualquer ameaça. Vivem fora das grandes cidades e só os conhecemos nas tragédias. São os “incivilizados” que a elite urbanita ignora".

Vicente Ferreira da Silva escreve "Léxico para a inclusão": "Senhoro Deputado, pense para além dos 'camarados'. Porque não Bloca de Esquerdo? Acredite que Vosso Excelêncio é capaz de muito mais".

Luís Teixeira escreve "A greve do terror": "Não interessa para o caso a razão que possam ter, ou não, os enfermeiros. A estratégia que escolheram é malévola e inaugura em Portugal um estilo perigosíssimo de fazer greve".

João Pedro Marques escreve "Só 4% dos navios negreiros partiram de Portugal": "Dos séculos XVI a XIX, 37% das viagens de navios negreiros iniciaram-se no Brasil, 31% na Grã-Bretanha, 13% em França, 5% na Holanda, outros 5% nas Caraíbas e só menos de 4% partiram de Portugal".


Notícias surpreendentes

Hoje estreia"Dovlatov", a história real de um grande jornalista e escritor banido no tempo do comunismo.Eurico de Barros dá quatro estrelas ao trabalho melancólico e irónico do russo Alexei German Jr..

Há mais dois filmes para ver esta semana: “Beautiful Boy” é um m drama real sobre o flagelo da droga nas famílias; e “Yardie” é a estreia na realização do actor Idris Elba.

Fazer "Beautiful Boy” foi "uma viagem emocional". O realizador Felix van Groeningen falou com o André Almeida Santos e explicou-lhe a importância de contar histórias como esta.

O que acontece quando os sub-chefs tomam conta da cozinha? A iniciativa Sangue na Guelra quis descobrir o que conseguem fazer os novos valores da gastronomia. O Diogo Lopes esteve lá.

Quando lhe foi diagnosticado cancro no intestino, em 2016, Tina Turner pensou recorrer à eutanásia. Mas a decisão foi travada pelo marido da cantora, que lhe doou um rim. A história é contada no livro de memórias "My Love Story", que Tina Turner acaba de editar.

É a tribo mais isolada do mundo mas nem sempre as coisas se passaram assim. No século XIX, um oficial da Marinha britânica entrou em contacto com os indígenas de Sentinela do Norte e raptou-os para o fotografar e medir os genitais. Os relatos passaram entre gerações e o medo deu lugar à hostilidade.


Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
E há outra novidade: a nova revista de Lifestyle do Observadorjá está nas bancas. 
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário