quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Na Biblioteca Municipal de Cantanhede | António Rodrigues da Costa apresenta livro “Enxofães. Mais de Mil Anos de História”




Mais de 50 pessoas assistiram no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, à apresentação editorial da monografia “Enxofães. Mais de Mil Anos de História”, da autoria de António Rodrigues da Costa.
Na mesa de honra, para além do autor, esteve presente Pedro Cardoso, vice-presidente Câmara Municipal de Cantanhede, Regina Anacleto, professora jubilada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Sérgio Maia, presidente da Associação Cultural Recreativa de Enxofães (ACRE).
No decurso da sessão, um grupo de enxofanenses proporcionou três recriações evocativas de cançonetas populares, como “Amentar d’Almas” e do “Serrar a Velha”, preservando assim tradição ancestral.
O vice-presidente do Município, Pedro Cardoso, congratulou a autor “pelo seu importante trabalho, demonstrativo de enorme rigor e “pelo genuíno interesse que o autor tem demonstrado pela História, Cultura e Tradições de Enxofães, espelhado na publicação”. Deu ainda testemunho “do grande alcance cultural desta iniciativa para a comunidade de Enxofães assim como para a Freguesia de Murtede, pois esta obra, única é um contributo determinante para a preservação da nossa memória histórica e para manter vivas as nossas tradições”. O vice-presidente do Município, Pedro Cardoso com o pelouro da Cultura, acrescentou ainda “que esta obra é indispensável para percebermos ainda melhor o nosso presente a partir do conhecimento dos fundamentos da nossa cultura e das múltiplas vertentes da história das nossas gentes”.

Sobre António Fernando Rodrigues da Costa
António Fernando Rodrigues da Costa é natural de Coimbra, residindo atualmente no lugar de Enxofães, freguesia de Murtede.
Licenciado em Química pela Universidade de Coimbra, é ainda Mestre em Turismo, pela Universidade Lusófona de Lisboa.
Iniciou a sua carreira profissional na Biblioteca de Coimbra, secretariando o conimbricense José Pinto Loureiro, onde desempenhou funções até finais de 1977, quando foi nomeado, após concurso público, chefe dos serviços municipais de Turismo da Câmara de Coimbra.
A partir do início de 1987 foi Diretor do Departamento de Cultura, Desporto e Turismo, até 1989, altura em que suspendeu funções naquela autarquia, para passar a exercer as funções de Diretor de Marketing e Relações Públicas numa cadeia hoteleira internacional.
No final do mesmo ano foi convidado como assistente, pela regência das aulas teórico-práticas da disciplina de Marketing Hoteleiro do curso superior de Gestão Hoteleira da Universidade Internacional.
Exerceu funções no ensino superior até 1 de outubro de 2012 como Professor Auxiliar responsável pela regência das disciplinas de Gestão Hoteleira e Estágio/Projeto da licenciatura em Turismo da Universidade Lusófona.
Realizou diversas comissões de serviço, nomeadamente nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
António Rodrigues da Costa é autor das publicações “Introdução à Gestão Hoteleira”, “Introdução à Gestão Hoteleira no Tempo da Internet”, “Gestão Comercial Hoteleira”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário