Projeto Global Contractors Channel
O Global Contractors Channel (GCC), um projeto da responsabilidade da AEP – Associação Empresarial de Portugal, agrupou as PME de setores chave em três canais de compra (Contract, Obras Públicas e Retalho Alimentar) e promoveu o encontro com grandes compradores internacionais, envolvendo mais de meia centena de empresas estrangeiras e nacionais.
Com início em junho de 2017 e termino em dezembro deste ano, o projeto GCC, desenvolvido pela área Internacional da AEP, teve como ponto de partida a evolução do processo de internacionalização da economia nacional, fortemente impulsionada pela organização do tecido empresarial em clusters setoriais.
Detetada a oportunidade para uma abordagem integrada das empresas portuguesas no acesso a mercados internacionais, com vantagens ao nível da competitividade, da capacidade negocial e de atração de compradores, o programa desenvolveu-se em torno de três canais: Canal Contract (Casa & Decoração, Construção, Têxteis-Lar e Mobiliário), Canal Obras Públicas (Arquitetura, Construção, Materiais de Construção, Engenharia e Fiscalização) e Canal Retalho Alimentar (Agroalimentar).
Os canais foram caracterizados por uma delimitação setorial e, do lado da oferta, agregaram as PME portuguesas que exportam ou ambicionam exportar para grandes compradores internacionais, tendo como base uma estratégia de cooperação.
A metodologia utilizada pela AEP para encontrar os pontos de contacto entre as PME e proceder à sua organização baseou-se em critérios de segmentação relacionados com a sua dimensão e o seu grau de internacionalização.
Ao longo do período de intervenção, o projeto da AEP permitiu às empresas aceder a informação especializada (market intelligence internacional sobre cada canal e estudos sobre sistemas avançados de logística), participar em missões inversas por canal de compra e em workshops sobre processos de exportação.
O projeto, que permitiu a interação entre compradores internacionais e empresas portuguesas, contemplou a realização de três missões inversas de importadores, desenvolvidas em parceria com a ATP, a Portugal Foods, a AICCOPN e a AIDA, workshops, sessões de networking e visitas a empresas portuguesas.
Por outro lado, a ferramenta de autodiagnóstico de potencial de internacionalização permitiu às empresas avaliar a sua abertura ao exterior. Através do preenchimento de um questionário foi gerado um diagnóstico que ajuda a empresa a fazer uma reflexão antes de iniciar o processo de internacionalização. Esta ferramenta permite ainda inserir a empresa na rede mais ajustada à sua dimensão, contribuindo para o crescimento e diversificação de cada rede de cooperação interempresarial.
Para a AEP o GCC, apesar de apresentar metas ambiciosas, cumpriu os objetivos estipulados e o balanço é extremamente positivo. Através do desenvolvimento de estudos e de boletins e da realização de Missões Inversas de Compradores Globais foi possível encontrar sinergias e fomentar a cooperação das empresas que exportam ou pretendem exportar para os três canais de compra. A adesão às atividades desenvolvidas foi consistente e permitiu a difusão de novos conhecimentos e de boas práticas, como meio de projeção internacional, e o feedback das empresas portuguesas e dos importadores foi muito favorável.
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