segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Centro Hospitalar do Médio Ave | Saúde oral gratuita

População carenciada do Médio Ave com medicina dentária.
O serviço de Medicina Dentária instalado no Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA) vai atender gratuitamente a população mais carenciada dos concelhos de Santo Tirso e Trofa a partir do dia 15 de novembro.
Um protocolo de parceria entre os municípios de Santo Tirso, Vila Nova de Famalicão e Trofa com a CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário e o hospital permitiu a colocação de duas cadeiras numa área criada para ficar dedicada à saúde oral.
Neste acordo, a «CESPU faz as consultas e cede a parte técnica», enquanto as câmaras de Santo Tirso, Trofa e Famalicão «suportam financeiramente o projeto», sendo que a previsão de consultas durante o primeiro ano será de 1.500, explicou o Presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto.
Estimando entre 12 e 15 mil utentes a precisar de consulta de medicina dentária só na área de Santo Tirso, Joaquim Couto pretende, com o apoio do «Serviço Nacional de Saúde (SNS), a médio prazo instalar mais uma cadeira na Vila das Aves, em São Tomé de Negrelos ou no Vale do Leça».
O Presidente do Grupo CESPU, Almeida Dias, salientou que este serviço «dá continuidade a um projeto de relação muito próxima com o SNS de implantação da Medicina Dentária e da Saúde Oral».
Enfatizando que o serviço em contexto hospitalar como o que vai iniciar-se no CHMA «funciona sempre com profissionais que são também docentes, acompanhados por alunos pós-graduados, em mestrado ou em especializações», o responsável da cooperativa afirmou que as consultas «vão começar depois de 15 de novembro».
O Presidente do CHMA, António Barbosa, revelou que o protocolo «foi desenhado há cerca de um ano» e que «tem uma natureza social à qual o CHMA se associa para facilitar a instalação e as consultas».
«Conseguimos conjugar interesses em benefício da população, o que me parece ser uma razão suficiente para estarmos satisfeitos por poder proporcionar consultas gratuitas à população mais carenciada», acrescentou o dirigente.
Por agora, informou António Barbosa, o serviço «destina-se apenas aos munícipes de Santo Tirso e da Trofa», sendo que «mais para a frente será feita igual ação em Famalicão».

Nenhum comentário:

Postar um comentário