segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Parque VMER renovado a 100%

vmer100
Raquel Duarte preside a cerimónia de entrega das viaturas.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) entrega esta quinta-feira, dia 8 de novembro, duas viaturas médicas de emergência e reanimação (VMER) ao Centro Hospitalar do Oeste (CHO). Com a atribuição destas viaturas aos Hospitais Distritais de Torres Vedras e Caldas da Rainha, o INEM conclui a 100% a renovação do seu parque de VMER.
A cerimónia de entrega das viaturas terá lugar no Hospital Distrital de Torres Vedras, às 16 horas, e será presidida pela Secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte.
Este serviço assegura também o acompanhamento das equipas de emergência em atuação, através de informações clínicas recebidas, e seleciona e prepara a receção hospitalar dos doentes, com base em critérios clínicos, geográficos e de recursos da unidade de saúde de destino.
O Despacho n.º 3350/2017, de 20 de abril de 2017, veio definir um novo modelo de aquisição e gestão da frota VMER para responder à necessidade de aquisição e substituição célere destes veículos, assegurando assim maior qualidade nos serviços prestados aos utentes, maior segurança dos profissionais e dos utilizadores da via pública, e uma melhor gestão do parque VMER do INEM.
Recorde-se que o INEM procedeu em 2016 à atribuição de 20 VMER a Unidades Hospitalares do país. Ao abrigo do Plano de renovação da frota de viaturas do INEM, foram renovadas mais 22 VMER em 2017, procedendo-se agora à entrega das últimas duas viaturas ao CHO.
De acordo com este novo modelo de aquisição e gestão da frota VMER, passam a ser as unidades de saúde a efetuar diretamente a aquisição das viaturas. Cabe ao INEM subsidiar a compra e coordenar toda a atividade de gestão e operação conjunta da VMER, e aos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde assegurar a tramitação dos procedimentos de aquisição, centralizando o processo em nome dos hospitais.
A rede de VMER do INEM encontra-se atualmente estabilizada e implementada em todo o território continental, com 44 viaturas em funcionamento, 14 no norte do país, dez no centro, e 20 no sul, 17 das quais na região de Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo e três na região do Algarve.
As VMER são veículos de intervenção pré-hospitalar destinados ao transporte rápido de uma equipa médica ao local onde se encontra o doente. O seu principal objetivo consiste na estabilização pré-hospitalar e no acompanhamento médico durante o transporte de vítimas de acidente ou doença súbita em situações de emergência, assumindo um papel preponderante no apoio às populações.
As VMER atuam na dependência direta dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes do INEM e têm base hospitalar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário