sábado, 2 de junho de 2018

Figueiró dos Vinhos atribui Medalha de Honra a sua Excelência o Presidente da República, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa


Resultado de imagem para Figueiró dos Vinhos atribui Medalha de Honra a sua Excelência o Presidente da República, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa
O Município de Figueiró dos Vinhos irá entregar no próximo dia 24 de junho, aquando das celebrações do Dia do Concelho e Festas de S. João, a Medalha de Honra a sua Excelência o Sr. Presidente da República, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa.

A proposta de atribuição desta Medalha foi aprovada em Reunião de Câmara a 30 de maio como forma de distinção e agradecimento ao Sr. Presidente da República pela sua presença ativa desde os incêndios de 2017 e consequente importância e impacto das suas ações para com o concelho e Zona do Pinhal Interior. Lê-se na referida proposta que “o Senhor Presidente da República Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa corporizou o espírito nacional de entreajuda e de reconstrução que muito têm contribuído para a recuperação das pessoas e comunidades atingidas por este drama”. A sua presença e solidariedade na época prolongaram-se até aos dias de hoje, “demonstrando um sentido de unidade nacional para com os pequenos municípios do interior” muitas vezes esquecidos.

A Medalha de Honra do Concelho Figueiró dos Vinhos é atribuída a cidadãos ou entidades cuja “grandeza dos seus empreendimentos…tenham contribuído para o progresso, projeção e bom nome do Concelho bem como para o bem estar das suas populações” (art.º 2 do Regulamento Para A Concessão De Medalhas No Município De Figueiró Dos Vinhos). A atribuição desta medalha ao Sr. Presidente da República, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, reconhecê-lo-á como Cidadão Honorário do Concelho de Figueiró dos Vinhos.

A par com a atribuição da Medalha de Honra, serão concedidas, igualmente, as Medalhas de Mérito e a de Bons Serviços do Concelho. A primeira será atribuída a Serge Macudzinski, presidente do Município de Saint Maximin, com o qual Figueiró dos Vinhos está geminado desde 2008. Segundo a proposta do Município, a atribuição desta medalha é de particular importância pela extraordinária competência e qualidades do autarca que em muito contribuiu e continua a contribuir para o acolhimento e integração dos inúmeros emigrantes portugueses, figueiroenses e não só, naquele município; pelas ações realizadas no âmbito da geminação existente entre os dois concelhos que reforçam os laços de amizade e cooperação e fomentam o intercâmbio cultural educativo entre as suas gentes, sobretudo das camadas mais jovens; e pela solidariedade e apoio financeiro-social prestados durante os incêndios de 2017.

A Medalha de Bons Serviços do Concelho, por sua vez, será atribuída aos figueiroenses e funcionários do Município Maria Isabel Mendes Simões, Maria Fátima Carvalho Simões e António Manuel da Silva Nunes, pela demonstração de comprovado zelo, competência e dedicação nos serviços a seu cargo.

As Medalhas, que serão entregues no Dia do Concelho, são sobretudo a manifestação simples e simbólica de agradecimento, respeito, consideração e reconhecimento públicos a quem, através de ações pessoais e profissionais, contribuiu para o bem de Figueiró dos Vinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário