quarta-feira, 24 de julho de 2019

Cantanhede | Inauguração foi em 20 de julho Junta de Freguesia de Febres tem sede renovada



Foi um ambiente de festa aquele que se viveu na abertura oficial da renovada sede da Junta de Freguesia de Febres, evento que contou com a presença da presidente da Câmara, Helena Teodósio, do vice-presidente da autarquia, Pedro Cardoso, entre outras entidades. O anfitrião foi o presidente da Junta, Carlos Alves, que fez as horas da casa acompanhado pela tesoureira, Celeste Preguiça, pelo secretário, Mário Vinhas, e demais autarcas, bem como por representantes de instituições e entidades associativas locais que se associaram à celebração do acontecimento.

Na ocasião, Helena Teodósio sublinhou o facto de “a nova sede resultar de uma parceria entre o Município de Cantanhede e da Junta de Freguesia. Estamos perante um bom exemplo da cooperação que tem pautado o relacionamento do executivo camarário com as instituições do concelho, uma cooperação orientada por critérios que levam em linha de conta a dimensão dos projetos e a sua utilidade para as comunidades”, afirmou.

A líder do executivo camarário enfatizou ainda a “importante mais-valia que a obra representa para a freguesia, uma mais valia traduzida na assinalável melhoria das condições de funcionamento dos serviços, mas também na qualificação da zona urbana em que está inserido o edifício que surge agora significativamente valorizado do ponto de vista arquitetónico e patrimonial”. A este respeito, a autarca adiantou que “o investimento realizado deve ser interpretado como estruturante, não só pelas vantagens inerentes à maior funcionalidade e comodidade das instalações, quer para os serviços, quer para a atividade dos órgãos autárquicos, mas estruturante também pela identidade distintiva que confere ao centro da vila ao nível da qualificação do espaço público”.

Por seu lado, o presidente da Junta de Freguesia de Febres sublinhou que “foi em boa hora que o Município de Cantanhede decidiu associar-se aos desafios das Freguesias, sendo da mais elementar justiça referir que este, exemplarmente, sempre considerou as freguesias como suas parceiras insubstituíveis, promotoras de eficácia nas suas ações”.

Sobre a nova sede, o presidente da Junta de Freguesia afirmou que se trata “da concretização de um projeto para dignificação de um edifício construído em 1983, que teve como principal linha orientadora a excelência no atendimento ao público e a qualidade de trabalho dos funcionários da autarquia”.

Carlos Alves salientou que “o edifício se apresenta com uma nova imagem, modernizado, reorganizado, adaptado aos novos desafios, com mais conforto para quem trabalha e para quem recorre aos serviços aqui prestados”, além de que “assegura a efetiva proximidade entre a administração central e os cidadãos, nomeadamente com o Espaço Cidadão. Mais proximidade à população significa um melhor serviço, uma maior resposta”, afirmou.

A inauguração da nova sede foi assinalada com uma atuação das Pequenas Vozes de Febres. Não é por acaso que estão aqui”, disse Carlos Alves, explicando que “este projeto conhecido de todos nasceu nas antigas instalações da Junta de freguesia, então como Coro Infantil de Febres, há nove anos. Digamos que se trata de um regresso à origem”, referiu.

Câmara Municipal cedeu escolas da Fontinha e Balsas a coletividades locais
No decurso da cerimónia de inauguração da Junta de Freguesia de Febres foram assinados os protocolos de cedência das antigas escolas primária da Fontinha e de Balsas, no primeiro à ARCAF - Associação Recreativa e Cultural Amigos da Fontinha e ao Rancho Cantarinhas da Fontinha, no segundo uma sala ao Rancho Rosas de Maio. Estes edifícios são propriedade do Município de Cantanhede, que os cedeu no âmbito de acordos que envolvem também a Junta de Freguesia de Febres. Segundo a presidente da Câmara Municipal, a cedência justifica-se pelo fato de se “tratar de imóveis com os quais as populações locais mantêm uma ligação afetiva, fazendo todo o sentido que retirem deles algum benefício. É efetivamente uma boa solução para dar utilidade a instalações que de outro modo se degradariam ainda mais sem qualquer vantagem para a entidade proprietária ou para as comunidades a que pertencem”, sublinhou.

Por seu lado, Carlos Alves afirmou que “a Junta de Febres continua a apoiar as associações da freguesia porque entendemos que grande parte do dinamismo social, cultural e desportivo criado é resultado do bom trabalho que elas exercem”.

Junta de Freguesia distinguiu melhor aluno da Escola Carlos Oliveira com o Prémio Conselheiro Costa Soares
Outro momento alto da cerimónia foi a entrega do Prémio Conselheiro Costa Soares a Francisca Cruz, melhor aluna do 9.º ano da Escola Carlos de Oliveira, de Febres. A este respeito, a presidente da Câmara enalteceu a Junta de Freguesia, “por esta iniciativa que merece ser enfatizada pelo seu valor sociocultural, cívico e pedagógico”, e felicitou a premiada e os pais, salientando que estes têm na verdade razões para se regozijarem com aquilo que representa a atribuição do Prémio Conselheiro Costa Soares”.

Entregue pela presidente da Assembleia de Freguesia, Licínia Maria Fernandes Pessoa, o prémio destina-se a “reconhecer e valoriza o mérito, a dedicação, o comportamento, o esforço no trabalho e o desempenho escolar, tendo ainda como objetivo motivar os jovens para dar continuidade ao bom percurso escolar”, conforme explicou o presidente da Junta de Freguesia, Carlos Alves.



Nenhum comentário:

Postar um comentário