terça-feira, 14 de julho de 2020

SERRALVES EM AVEIRO: “JULIÃO SARMENTO. NO BRILHO DA PELE”


A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e a Fundação de Serralves apresentam a já usual exposição anual, no Museu de Aveiro / Santa Joana, de 15 de julho a 27 de setembro, desta vez com o tema “Julião Sarmento - No brilho da pele”.
“No brilho da pele” reúne obras da Coleção de Serralves e da Coleção SEC do Município de Aveiro a que se junta a própria Coleção do Artista. A mostra integra-se no programa de exposições e apresentação de obras da Coleção de Serralves especificamente selecionadas para os locais de exposição com o objetivo de tornar o acervo acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país.
Esta seleção de obras de Julião Sarmento (Lisboa, 1948) que ilustram diferentes aproximações a temas como o desejo, o voyeurismo e a violência, centrais na prática do artista.
Com um percurso multifacetado e profundamente coerente, Julião Sarmento é um dos artistas portugueses com maior projeção internacional, tendo sido alvo de duas grandes retrospetivas no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, em 1992 e 2012, entre inúmeras mostras por todo o mundo.
A presente exposição inclui obras realizadas desde a década de 1970 até à atualidade, abrangendo diferentes suportes trabalhados pelo artista ao longo da sua carreira, como a pintura, a escultura, o desenho, a fotografia e a instalação. Explorando territórios ambíguos associados a gestos de sedução e transgressão, o trabalho de Julião Sarmento sedimenta-se sobre si próprio, tecendo uma rede de referências ao cinema, à literatura, à cultura popular, a episódios do quotidiano e à sua própria obra.
Exposição organizada pela CMA através dos Museus de Aveiro, em parceria com a Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea e comissariada por Joana Valsassina, poderá ser visitada de terça-feira a domingo das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00.
A mostra resulta do protocolo de colaboração entre a Fundação de Serralves e a CMA (assinado em 2017), com inclusão de Aveiro no Conselho de Fundadores da Fundação de Serralves. No âmbito desta parceria colaborativa, anualmente, tem-se vindo a promover uma exposição que visa promover e dar a conhecer obras de arte contemporânea das coleções de ambas as instituições. Para 2020, o desafio foi promover uma exposição monográfica de relevo, da obra do artista Julião Sarmento.

ATRIBUÍDOS PRÉMIOS DO CONCURSO
A TUA IDEIA CONTA”
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) promoveu, no dia 18 de junho, a final do Concurso “A Tua ideia Conta”, dirigido a alunos do Ensino Secundário e Profissional do Município de Aveiro e com o qual se pretende que os alunos, com o devido apoio, estruturem ideias em diferentes setores de atividade, de forma criativa e inovadora. O concurso contou com o envolvimento de 5 escolas, 25 docentes e mais de 590 alunos, tendo sido apresentadas no evento, 11 ideias finalistas que concorreram a 3 prémios/distinções.
O evento foi realizado remotamente e contou com todos os alunos responsáveis pelas ideias finalistas, que com determinação, resiliência e muito trabalho desenvolveram as suas ideias e concretizaram a sua apresentação com muita audácia e originalidade, ultrapassando todas as dificuldades e obstáculos que a atual situação pandémica impôs aos alunos e docentes de todo o país.
Apresentamos de seguida os vencedores:
1.º Prémio | 250,00€ + Workshop Impressão 3D + Workshop de Capacitação para a Apresentação Pública de Ideias ou Projetos
“Remidium” - Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima

Menções Honrosas | 125,00€ + Workshop Impressão 3D + Workshop de Capacitação para a Apresentação Pública de Ideias ou Projetos
“Balance Festival” - Escola de Formação Profissional em Turismo de Aveiro
“Feather” - Escola Secundária Dr. Mário Sacramento

Como forma de reconhecimento do envolvimento e dedicação dos alunos e qualidade dos trabalhos apresentados, a CMA irá proporcionar a participação a todos os alunos finalistas num Workshop de Capacitação para a Apresentação Pública de Ideias ou Projetos ministrado por Claudia Stattmiller.
O Concurso “A Tua ideia Conta” é um projeto inserido no Programa Municipal de Educação para o Empreendedorismo e do Programa de Ação Educativa do Município de Aveiro (PAEMA), cofinanciado pelo Centro 2020 no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) da Região de Aveiro / “Educ@RA”, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA).

CONDICIONAMENTOS DE TRÂNSITO
PARA O FESTIVAL DOS CANAIS
A Câmara Municipal de Aveiro informa que, no âmbito da edição 2020 do “Festival dos Canais”, irão acontecer de 16 a 19 e de 24 a 26 de julho alguns condicionamentos de trânsito por força das atividades nos Canais da Ria, na Praça da República e Praça Marquês de Pombal. Quer nos dias da realização das atividades, quer nos dias que as antecedem, será necessário proceder a alterações de trânsito nos arruamentos abaixo descritos para as datas e horários indicados:

» Corte de trânsito na Rua Belém do Pará (junto à Rua Clube dos Galitos):
- dia 15 de julho, das 21h00 às 23h15;
- dia 16 de julho, das 21h00 às 23h15;
- dia 17 de julho, das 16h30 às 19h30 e das 21h às 23h15;
- dia 18 de julho, das 15h00 às 18h00 e das 20h30 às 00h15;
- dia 19 de julho, das 15h00 às 18h00;
- dia 24 de julho, das 20h30 às 24h00;
- dia 25 de julho, das 20h30 às 24h00.

» Corte do trânsito na Rua Capitão João de Souza Pizarro e Trav. do Governo Civil
- dia 18 de julho, das 20h30 às 00h15;
- dia 24 de julho, das 20h30 às 00h15.
- Inversão do sentido do trânsito na Rua do Capitão João de Souza Pizarro em direção à Travessa das Beatas, para assegurar a saída das viaturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário