terça-feira, 14 de julho de 2020

Aveiro ! Novo funcionamento das Cicloficinas!

As Cicloficinas da Ciclaveiro estão diferentes!!!
Queremos que mais pessoas tirem as bicicletas das garagens e as usem no seu dia a dia. Se usar a bicicleta sempre fez sentido, agora faz ainda mais, por permitir evitar a partilha de veículos com outras pessoas e contribuir para a redução do risco de propagação da Covid-19.  Os transportes públicos também sofreram limitações e esta poderá ser uma boa alternativa.  A própria Organização Mundial de Saúde fez essa recomendação.
A partir de agora não terão que aguardar pela cicloficina mensal para repararem as vossas bicicletas. Os voluntários das cicloficinas disponibilizam-se para ajudar na resolução dos problemas mecânicos das vossas bicicletas em qualquer dia a combinar, em espaço público ao ar livre e com os devidos cuidados ou até mesmo por vídeo-chamada se for exequível. Sempre que necessário a nossa Veloficina Móvel poderá deslocar-se com as ferramentas necessárias e prestar apoio.
Já não há desculpa para não andarem de bicicleta!
Basta enviar um email para ciclaveiro@gmail.com com uma pequena descrição do que se trata e deixarem um contacto. Entraremos em contacto assim que for possível e ajudaremos com conhecimento e ferramentas!

O que é uma cicloficina?

A cicloficina é um ponto de encontro onde os participantes põem as mãos na massa e partilham conhecimentos e experiências na arte de pedalar e arranjar bicicletas.
Uma cicloficina baseia-se na simplicidade do funcionamento mecânico das bicicletas e caracteriza-se por oferecer acesso a ferramentas, peças usadas e sobretudo a um momento de conhecimento partilhado.
Em cada sessão os participantes são motivados a familiarizarem-se com a sua própria bicicleta, apercebendo-se de como se podem tornar responsáveis pelas suas manutenções e reparações.








É uma oportunidade de aprender e conversar e com os outros ciclistas sobre estas reparações e sobre outros assuntos relacionados com a utilização regular da bicicleta, que surgem naturalmente.
Não se deve confundir uma cicloficina com uma loja, pois além de não ter fins lucrativos, na cicloficina não queremos prestar serviços a clientes, mas sim partilhar conhecimentos. A cicloficina, com o seu papel de divulgação e promoção da bicicleta, beneficia as empresas do ramo ao expandir a sua base de potenciais clientes.

Como funciona?

Basta apareceres com a tua bicicleta e com vontade de aprender ou de ensinar.
Serás acompanhado quando houver necessidade, reparando a tua bicicleta; tens mesmo de usar as tuas mãos para perceber o que está avariado ou danificado.
Pergunta e partilha os teus conhecimentos e verás como junto com outros se torna fácil ambientares-te ao funcionamento da bicicleta.
A cicloficina é aberta a todos que nela queiram colaborar e participar.

Quais os objectivos?

O objectivo fundamental é incentivar e promover a utilização quotidiana da bicicleta como forma de transporte.
Ao mesmo tempo, contribuir para o aumento das interacções e fortalecimento das relações da comunidade, e para o desenvolvimento de competências e autonomia dos utilizadores de bicicleta.
E também, fomentar a animação do espaço e da vida colectiva do local onde decorre a cicloficina.

Onde e quando?

Cicloficina no Mercado
No segundo sábado de cada mês, no jardim do Mercado Manuel Firmino (mapa), entre as 11h e as 13h.

Acompanha os nossos eventos para saberes quando será a próxima:


Informações e Contactos

Nenhum comentário:

Postar um comentário