terça-feira, 14 de julho de 2020

VISEU, amanhã | Visita às obras da Casa das Bocas, na Rua João Mendes

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques, o Vereador do Património, Jorge Sobrado, e o Administrador Executivo da Sociedade de Reabilitação Urbana VISEU NOVO, Fernando Marques, realizam amanhã, dia 15 de julho, pelas 17 horas, uma visita às obras em curso na Casa das Bocas, na Rua João Mendes.

A obra de reabilitação da Casa das Bocas integra o Plano Municipal de Obras do Centenário, assim como o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Viseu 2020 (PEDU). Consignada a 27 de fevereiro deste ano, a empreitada tem um prazo de execução de 20 meses e um investimento de cerca de 2 milhões de euros, financiado por fundos europeus, assumindo-se como uma das obras estruturantes na estratégia de revitalização do Centro Histórico. Após a sua reabilitação, o edifício acolherá uma Unidade de Saúde Familiar.

Datado do século XVII, o imóvel da Casa das Bocas foi adquirido pelo Município de Viseu em 2014, com o objetivo primordial da sua recuperação e posterior devolução à comunidade. A intervenção privilegia a preservação de uma série de elementos históricos e arquitetónicos, designadamente as "gárgulas" (bocas), que estão na origem do nome popular da rua. No interior, a escadaria de pedra localizada no átrio, bem como todos os elementos de cantaria, serão devidamente valorizados. Complementarmente, e de modo a reforçar a iluminação e ventilações naturais, o projeto prevê a integração no centro do edifício, ao longo de todos os pisos, de um pátio envidraçado descoberto e com uma das paredes vegetais a toda a altura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário