quinta-feira, 5 de maio de 2016

Canadá: Governo de Alberta declara estado de emergência em cidade assediada pelas chamas

O governo da província canadiana de Alberta declarou o estado de emergência em Fort McMurray, a cidade assediada pelas chamas desde o início da semana.

Desde ontem que 88 mil habitantes da localidade petrolífera foram obrigados a abandonar as casas para escapar aos fogos florestais.

As chamas, que destruiram mais de 1.600 edifícios e pelo menos 10 mil hectares, não provocaram até agora nenhuma vítima segundo as autoridades.

Os bombeiros afirmam não ter conseguido ainda controlar o incêndio, tendo extinguido os focos que atingiram os bairros a sul da cidade.

As jazidas de areias betuminosas, o principal recurso local, não estão para já ameaçadas pelas chamas, mas várias empresas petrolíferas anunciaram a redução das suas atividades.

Cerca de 250 bombeiros, 17 aviões cisterna e 10 helicópteros prosseguem o combate às chamas, propagadas pelos ventos fortes e temperaturas altas.

Os meteorologistas prevém uma ligeira descida das temperaturas e chuva na área para as próximas horas.

O incêndio representa uma nova catástrofe para Fort McMurray depois da queda dos preços do petróleo ter provocado nos últimos meses uma crise económica grave que levou ao êxodo de cerca de um terço dos habitantes da cidade.


Fonte: euronews

Nenhum comentário:

Postar um comentário