O alargamento do desconto depende da adesão das empresas às zonas de teste que começam a funcionar a partir de Junho.
Afinal são quatro e não três as zonas de fronteira com Espanha que vão praticar descontos para as transportadoras de mercadorias nos postos de gasolina. O gasóleo profissional vai ficar mais barato em Quintanilha, Vilar Formoso, Caia e Vila Verde Ficalho.
De acordo com o ministro Eduardo Cabrita, trata-se de uma medida experimental, até ao final do ano, estimando-se que esta possa ser alargada a todos os postos do país no próximo ano, devendo o Governo entregar uma proposta de lei no parlamento, nas próximas semanas, com vista a concretizar este regime.
À TSF, Márcio Lopes, presidente da Associação Nacional das Transportadoras Portuguesas, explicou, no entanto que a extensão da medida a todo o território nacional não é, para já, um dado adquirido. Está dependente dos resultados obtidos no período experimental, que vai acontecer entre Junho e Dezembro deste ano.
"Aquilo que nos foi transmitido é que será a partir do ano que vem se a experiência correr bem. Só assim passará a haver para o setor de transportes de mercadorias o gasóleo profissional para todos". Essa decisão está dependente quê? De que resultado? Márcio Lopes explica que "não foi lançada essa meta. Estamos a aguardar um valor, uma percentagem, por parte do governo que tenha se der alcançada".
Márcio Lopes lança, por isso, um apelo ao setor. Pede aos empresários que abasteçam em Portugal, em detrimento do mercado espanhol, e que usem esse favorecimento para melhorar a situação financeira das empresas.
Esta terça-feira é a vez de o ministro Eduardo Cabrita reunir-se com a direção da Associação Nacional de Transportadores de Passageiros (ANTROP). Há um mês a ANTROP ficou surpreendida com as promessas feitas pelo governo ao setor das mercadorias e reivindicou as mesmas condições no acesso aos benefícios no âmbito do gasóleo profissional.
O presidente Cabaço Martins, escutado pela TSF, relembra que os problemas e as dificuldades sãos transversais ao setor dos transportes. Espera, por isso que o ministro seja sensível, apesar das especificidades de cada serviço.
Disponível para o dialogar com o Governo, Cabaço Martins, presidente da ANTROP defende um modelo de apoio ao setor em moldes diferentes, que passa pela devolução do ISP e dos agravamentos deste imposto.
Em Valença a notícia das quatro zonas fronteiriças selecionadas para a fase experimental deixou o autarca surpreendido. Jorge Mendes, presidente da Câmara Municipal de Valença, não entende os critérios do governo. Lembra que é a litoral que se encontra a zona por onde passam, por dia, mais veículos em direção a Espanha. Valença é a maior fronteira terrestre com Espanha, por onde passam, diariamente, 25 mil veículos (passageiros e transportes).
Fonte: TSF
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