terça-feira, 17 de maio de 2016

EX-MINISTROS DO PS CONTRATADOS PELO SANTANDER TOTTA


 
ISCTE / Flickr
O antigo comissário europeu e ex-dirigente socialista António Vitorino
O antigo comissário europeu e ex-dirigente socialista António Vitorino
Os ex-ministros do PS Luís Campos e Cunha e António Vitorino, vão exercer funções de gestão no Santander Totta, um dado que está a causar incómodo no PSD e no CDS e também no Bloco de Esquerda, quando a venda do Banif ao Banca espanhol continua em análise no Parlamento.
Luís Campos e Cunha e António Vitorino, ex-ministros de governos do PS, foram contratados pelo Santander Totta como gestores não executivos.
A circunstância está a ser considerada “estranha” pela direita parlamentar, segundo revela o Correio da Manhã,  que adianta que o caso está também “a causar mal-estar à esquerda”.
O jornal cita uma “fonte oficial” do Bloco de Esquerda e frisa que o partido aliado do PS no Parlamento considera que “a proximidade dos negócios aos decisores políticos é sempre um problema”.
Já o deputado do PSD, Carlos Abreu Amorim, constata no mesmo diário que “o Santander Totta é livre de escolher quem entender”, mas que, em termos de “política, isto não pareceria bem”.
Pelo CDS, o deputado João Almeida revela ao jornal que vai questionar o ministro das Finanças, Mário Centeno, sobre o assunto.
No Parlamento, prossegue a Comissão de Inquérito Parlamentar à resolução e venda do Banif ao Santander Totta por um valor de 150 milhões de euros, considerado demasiado baixo, num processo que está a causar sérios danos às contas públicas.
Diversas notícias têm dado conta de alegadas pressões de entidades europeias para a venda do Banif ao Santander Totta, banco que registou um lucro recorde, em Portugal, depois de ter adquirido aquela entidade financeira.
ZAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário