terça-feira, 17 de maio de 2016

Governo timorense reitera importância do mar para a projeção global da lusofonia

Díli, 16 mai (Lusa) - A CPLP deve consolidar um debate estratégico, assente na sustentabilidade e na cooperação, para potencializar a importância do mar na projeção global da lusofonia, disse hoje o ministro coordenador dos assuntos económicos timorenses.

"Devemos refletir sobre a transversalidade dos principais desafios e oportunidades que marcam a atualidade da agenda internacional e da nossa comunidade na área do mar, estimulando o debate estratégico numa perspetiva de sustentabilidade e cooperação", defendeu Estanislau da Silva.

O governante, que tutela também as pastas de agricultura e pescas, falava no arranque do seminário internacional "A CPLP [Comunidade dos Paíese de Língua Africana] e o MAR: desafios e oportunidades no mundo globalizado", que decorre em Díli, no âmbito da 3.ª reunião ordinária de ministros dos Assuntos do Mar da CPLP.

Economia azul, a investigação científica marinha, a exploração de recursos não vivos em áreas de jurisdição nacional, a proteção ambiental, a segurança alimentar e a governação ambiental são aspetos essenciais para todos os países da CPLP, disse.

Estanislau da Silva reiterou a preocupação da presidência timorense da CPLP de priorizar estas questões "globais e transversais" na agenda lusófona, sublinhando que neste contexto "não existe área mais conexa com a globalização do que o mar e os oceanos".

"Somos uma comunidade marítima. Nascemos do mar e vivemos direcionados para ele. Dispomos de um extensa área oceânica sob nossa jurisdição. Nela temos uma quantidade enorme de recursos vivos e não vivos que são essenciais para a nossa economia e cultura marítima", recordou.

Para o ministro timorense o objetivo é, com este encontro de Díli, criar "uma plataforma de reflexão alargada" e estendida tanto à CPLP como aos países vizinhos do Sudeste Asiático.

Além de especialistas de vários países lusófonos o seminário conta com peritos da Iniciativa do Triângulo dos Corais para os Recifes de Coral, Pesca e Segurança Alimentar, da Parceria para a Gestão Ambiental nos Mares da Ásia Oriental e do Programa de Ação para os Ecossistemas dos Mares de Arafura e Timor.

Do encontro deverá sair um conjunto de propostas que "contribuam para o enriquecimento do Plano de Ação que está a ser preparado para a implementação da "Estratégia da CPLP para os Oceanos".

ASP // ARA

Publicada por TIMOR AGORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário