domingo, 5 de junho de 2016

Portugal: Congregação dos Marianos vive canonização do fundador como «desafio»

Oito religiosos vão assistir à canonização este domingo no Vaticano
Lisboa, 04 jun 2016 (Ecclesia) – O Papa Francisco vai canonizar o fundador da Congregação dos Marianos da Imaculada Conceição da Beatíssima Virgem Maria, este domingo na Praça de São Pedro, e o Vicariato Português está a viver este momento como um “desafio”.

“A canonização desafia-nos a atualizar no mundo de hoje e dar as respostas ao que nos pede”, destacou o superior do Vicariato dos Padres Marianos em Portugal.

À Agência ECCLESIA, o padre Jovanete Paulo Vieira contextualizou que o beato Estanislau Papczysnki, religioso polaco, era “um bom comunicador, um bom orador” e no seu país natal, no século XVII, “viveu muitas adversidades”, como a guerra, um contexto histórico que “exigiu da congregação ir adaptando-se às diversas realidades” como continuam a fazer atualmente.

O responsável pelos Marianos da Imaculada Conceição da Beatíssima Virgem Maria em Portugal comenta que acolheram o anúncio do Papa Francisco “com alegria”, um “dom que desafia” a tornar o fundador mais conhecido, “mais presente pelo seu testemunho” e pelo que escreveu que ainda não existe em português mas vão começar a “trabalhar” na sua tradução.

“O Papa é essa pessoa que às vezes surpreende-nos e nem dá tempo de estar a pensar”, observou ainda o padre Jovanete Paulo Vieira na redação da Agência ECCLESIA, antes de partir para Roma onde vai assistir com mais sete religiosos portugueses à canonização do beato Estanislau Papczysnki.

Por sua vez, o padre Basileu Pires frisa que “não” esperavam que a “canonização fosse tão depressa” e explicou que o fundado foi “um homem apaixonado pela sua vocação”, que sente a consagração e “não desiste dela porque Deus é maior que ele”.

O sacerdote destacou ainda que o religioso polaco teve uma “infância e adolescência um pouco sofrida”, sofrimento que “foi o tempero da própria vida” mas “Deus age na fragilidade”.

Fundada em 1673, a Ordem dos Marianos da Imaculada Conceição tem na espiritualidade da Misericórdia uma missão que “não nasceu propriamente” do carisma mas “encaixa-se perfeitamente”.

Segundo o padre Basileu Pires desenvolvem o apostolado da misericórdia “inspirados” em Santa Faustina Kowalska divulgando o seu diário; promovem também uma Semana de Espiritualidade anual, e encontros nas paróquias porque acreditam que a “Misericórdia de Deus inspira a ir ao encontro das outras pessoas”.

O responsável pela pastoral juvenil do Padres Marianos, o padre Eduardo Novo, comentou que “vivem um tempo jubilar”, depois de 300 anos à espera da canonização.

“É, simultaneamente, oportunidade de renovação interior” e torna-se “acutilante dar a conhecer o carisma e missão” junto dos jovens, explica o sacerdote que considera “o testemunho vivo” a melhor forma de transmissão do carisma.

O padre Eduardo Novo espera que os jovens sintam-se interpelados pela canonização deste domingo, na Praça de São Pedro, no Vaticano: “A sua vida é idêntica à de cada um. Com o nosso testemunho deixar que outros possam fazer a experiência que nos faz crescer e desenvolver.”

A canonização, ato reservado ao Papa desde o século XIII, é a confirmação, por parte da Igreja Católica, que um fiel católico é digno de culto público universal (os beatos têm culto local) e de ser apresentado aos fiéis como intercessor e modelo de santidade.

A congregação dos Marianos da Imaculada Conceição foi implantada em Portugal, em 1754, pelo venerável Servo de Deus frei Casimiro Wyszynki; Atualmente são 12 religiosos, irmãos e padres, divididos entre as Dioceses de Bragança-Miranda e de Leiria-Fátima.

CB
Agência Ecclesia 04 de Junho de 2016

_________
NB: Enviem-nos as notícias das vossas localidades, os vossos eventos, com textos em Word e imagens em JPG para editorlitoralcentro@gmail.com serão de imediato divulgadas.


J. Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário