domingo, 5 de junho de 2016

VIVÓ BAIRRO em Aveiro, claro


Venha celebrar | O Bairro Histórico!


O Largo Rabumda também foi contemplado com a decoração “marinha”
Rua das Barcas, o estado em que se encontra esta casa abandonada é um risco para quem ali passa

Os bancos foram pintados a um gosto fora do tradicional… mas, estão num bairro histórico

                     As árvores não foram esquecidas
A famosa Rua de Coimbra vs Rua Direita, tem tanto de belo como como feio, basta apreciarmos o estado de conservação do parque habitacional

Aqui vemos um prédio claramente em ruínas, que vai dar lugar a nova construção














Rua Gustavo Ferreira Pinto Basto, já foi um ponto de grande pujança comercial
Consta-se que o edifício Távora vai ser alvo de obra de beneficiação. 
“Vivó Bairro é um projecto colaborativo construído por residentes, comerciantes e instituições de Aveiro, com o objectivo de promover o bairro histórico como um laboratório de ideias através da valorização do comércio local, o potencial cientifico, tecnológico e artístico da cidade”, lê-se no programa distribuído pelos estabelecimentos comerciais e, o qual tivemos acesso.

Por sua vez na página do facebook podemos ler:  “Há uma grande azáfama no bairro histórico da cidade de Aveiro (antigo perímetro muralhado). Várias dezenas de cidadãos, organizações e boas vontades juntaram-se para celebrar o núcleo antigo da cidade, a sua história e as suas diferentes comunidades. Do trabalho de alguns meses, surgiu o Vivó Bairro uma celebração coletiva que irá ter como (primeiro) ponto alto os dias 4 e 5 de Junho. Nesses dias, o bairro vai ter muitas «obras» em construção. Obras de arte, de solidariedade, de partilha e de faz-de-conta, todas elas com o mesmo objectivo: contribuir para dar mais e melhor vida ao Bairro!”

Lido o programa, quiçá por esquecimento, notamos que não existe uma referência ao Largo de S. Braz, que por sinal até tem uma bela árvore e espaço com relva, ainda que lá tenham sido colocadas umas mesas. Possivelmente, o referido Largo não está integrado no famigerado bairro.

Estamos a meio do ano, no próximo vão decorrer eleições municipais, não esqueçamos deste pormenor. A dinâmica nas ruas tem sido evidente, mas, falta outra dinâmica: dinheiro nas carteiras das pessoas para poderem gastar.

Quando existe dinâmica nas carteiras, os potenciais clientes em vez de o darem a ganhar aos estabelecimentos comerciais existentes nesta localidade, optam por se deslocarem aos grandes centros comerciais.

_________
NB: Enviem-nos as notícias das vossas localidades, os vossos eventos, com textos em Word e imagens em JPG para editorlitoralcentro@gmail.com serão de imediato divulgadas.

J. Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário