quinta-feira, 28 de julho de 2016

Emigrante português desaparecido há 15 dias

José Alberto dos Santos, emigrante em Bordéus (França) há 14 anos, está desaparecido desde dia 13.
Há um mês e meio, sofreu um AVC que o deixou parcialmente paralisado.
O português que desapareceu na cidade francesa de Bordéus há 15 dias estaria a pensar regressar ao seu país, disse ao JN o cunhado, Manuel Augusto Ferreira, residente em Portugal. José Alberto teria intenções de apanhar o voo do passado dia 17, domingo. Manuel soube-o através de uma chamada telefónica feita cinco dias antes da suposta vinda para Portugal.
A 15 de julho, Manuel voltou a ligar ­para acertar pormenores da chegada - como tinha ficado combinado no telefonema anterior -, mas das duas únicas vezes que o telemóvel não foi para o atendedor de chamadas, "não ouviu resposta, apenas barulhos de fundo". Nos dias seguintes, e até hoje, o telefone encontrou-se sempre desligado. No dia 18 de julho, Manuel começou a tomar diligências no sentido de localizar o cunhado.
De acordo com a mesma fonte, a secção do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), no Porto, informou que José Alberto já estaria a ser procurado há cerca de 10 dias, por não ter comparecido no albergue onde residia e pela debilidade física que apresentava. As buscas foram acompanhadas por emigrantes de Castelo de Paiva, de onde Alberto é natural. O Consulado de França não terá ajudado e o Consulado de Portugal em Bordéus terá dito, numa primeira vez,que não sabia de nada. Mais tarde, acabou por informar o MNE de que andava à procura do indivíduo desaparecido em hospitais e na polícia, e que, até ao momento, não tinha tido êxito.
Manuel Augusto contou que o cunhado havia acionado há pouco tempo um banco português em Bordéus para que fosse possível movimentar a conta bancária em Portugal, de forma a receber a pensão que recebia até então, cerca de 800 euros por mês, até 2021, ano em que poderia requerer a reforma.
José Alberto está divorciado desde que foi para França, tem dois filhos e quatro netos.
JN
Foto: DR

Nenhum comentário:

Postar um comentário