quinta-feira, 28 de julho de 2016

360º - De Bruxelas vem multa? Não. E medidas adicionais? Sim. Nos EUA, Obama aposta tudo em Hillary

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormiaBarack Obama não podia ter sido mais enfático: "Posso dizer com confiança que nunca houve um homem ou uma mulher, nem eu, nem o Bill [Clinton], nunca houve ninguém mais qualificado do que Hillary Clinton para servir como Presidente dos EUA". Esta madrugada, o atual Presidente leu a sua carta de recomendação à candidata do Partido Democrata, num discurso optimista. E aproveitou para atacar o adversário direto de Hillary:  "A nossa grandiosidade não depende de Donald Trump". Mais: "Nós não somos um povo frágil, não somos um povo assustadiço. O nosso poder não vem de um salvador auto-declarado que vai restaurar a lei e a ordem só por as coisas serem feitas à sua maneira".

Dois civis e um agente da PSP ficaram feridos esta manhã num tiroteio no Algarve, no nó de Olhão, na Via do Infante. Uma operação policial pretendeu intercetar um grupo suspeito de tráfico de droga vindo de Espanha.

Começou hoje uma greve de 48 horas dos funcionários da saúde pela reposição das 35 horas semanais a todos os trabalhadores e pela celebração de um acordo coletivo de trabalho. No turno da noite, a adesão foi de 100% nos hospitais de São José (urgências e medicina) e Beja e de 98% no D. Estefânia. Os números do sindicato estão aqui.

Informação relevanteHá multa? Não. Mas há medidas adicionais? Sim. A Comissão Europeia decidiu que não seria aplicada nenhuma multa a Portugal por ter ultrapassado o défice previsto, mas o documento que emitiu ontem sobre o tema é muito claro: "Para alcançar os objetivos orçamentais implícitos no caminho de ajustamento proposto, serão necessárias medidas de consolidação adicionais com impacto de 0,25% do PIB em 2016" . Atenção às palavras: "medidas de consolidação adicionais". Bruxelas sugere mesmo subidas no IVA. No seu blogue, o comissário Pierre Moscovici foi igualmente claro, ao escrever que defendeu o levantamento das multas porque a mera ameaça foi suficiente para que Portugal e Espanha assumissem novos compromissos de redução dos défices. Perante isto, o Governo insiste (e insiste, e insiste...) que não há "qualquer pedido de medidas adicionais" e que a cativação de verbas do Orçamento é suficiente.
O Vítor Matos conta aqui como foram os bastidores das negociações para se chegar a este resultado: António Costa até no intervalo de jogos do Euro fez diplomacia, Marcelo Rebelo de Sousa agarrou-se ao telefone, Carlos Moedas teve uma intervenção fundamental, em articulação com o Governo, e Jean-Claude Juncker foi decisivo.

Esta manhã, no Observador, Helena Garrido escreve um artigo de opinião sobre este tema: "O que se passou é um exemplo da irracionalidade dos burocratas de Bruxelas. Milhares de funcionários – já nem se consegue saber facilmente quantos são – são hoje mais um problema do que uma solução".

O atual presidente da Caixa Geral de Depósitos, José de Matos, revelou ontem na comissão de inquérito parlamentar que soube pelo seu sucessor que ia passar a ser "ex". Disse que "quem torrou as imparidades não foram os bancos, foram os devedores". E defendeu que "não há economia para tanta banca" e que "os bancos vão ter de encolher". Todos os detalhes da audição de José de Matos estão neste liveblog.

E já se sabe: dia que é dia não pode começar sem mais nomes para a futura administração da Caixa - quantos serão no total, santo Deus? (Sim, eu sei, são 19, mas a este ritmo parecem 190.) Esta manhã, o Público (ainda sem link) adianta os nomes de  António Costa e Silva, da Partex, e de Fernando Guedes, da Sogrape

Há (infelizmente) mais notícias sobre terrorismo. Ontemexplodiu uma mala perto de um gabinete de migração e de um centro de refugiados na Alemanha. Não houve feridos. Também na Alemanha, foi detido um jovem de apenas 15 anos, que mantinha contactos com o atirador de Munique, por suspeitas de que estaria a preparar um atentado. E soube-se que os dois homens que atacaram uma igreja e degolaram um padre em França aparecem num vídeo do Estado Islâmico (e já se conhece a identidade do segundo terrorista).

No Observador, José Manuel Fernandes escreve sobre esta vaga de ataques no artigo de opinião "Este mundo não é nada como tínhamos imaginado": " O multiculturalismo falhou porque ignorou a centralidade dos nossos valores. O laicismo também falhou pois ignorou que a modernidade não é só filha do Iluminismo, é também da tradição do cristianismo".

Já saiu a lista da revista Exame sobre os 25 mais ricos de Portugal (que valem, no total, 15 mil milhões de euros).Primeiro lugar: Américo Amorim. Segundo: Alexandre Soares dos Santos. No terceiro lugar, uma surpresa: saiu Belmiro de Azevedo (que passou para quarto) e entrou a família Guimarães de Mello, representada por Vasco de Mello.

O processo relativo à Operação Marquês, que investiga José Sócrates, estará fechado a 15 de setembro - ou não.Em entrevista à SIC, Amadeu Guerra, diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) disse que não há garantias quanto a prazos. O ex-primeiro-ministro (como seria de esperar) reage hoje às 10h30.

O Presidente turco Recep Tayyip Erdogan continua a esmagar os opositores: o regime fechou três agências de notícias, 16 televisões, 23 rádios, 45 jornais, 15 revistas e 29 editoras e distribuidoras.

É um efeito da profunda crise no país: cerca de cinquenta animais dos jardins zoológicos da Venezuela morreram nos últimos seis meses por falta de comida. Alguns passam 15 dias sem comer. Os responsáveis por alguns zoos já estão a pedir comida aos agricultores das redondezas.

A Apple anunciou que vendeu o seu 1.000.000.000 iPhone. Olhe bem para os algarismos: são mil milhões de aparelhos desde 2007, em oito modelos diferentes - e vem aí em breve o iPhone 7.

O Facebook também apresentou resultados esmagadores: os lucros quase triplicaram, chegando aos 6,44 mil milhões de dólares em três meses.

Os nossos Especiais

Hoje, o Tinder lança em Portugal uma nova ferramenta, o Tinder Social. Esta aplicação móvel foi considerada uma das mais relevantes da atualidade e pretende fazer matches entre os utilizadores. A nova ferramenta é pensada para grupos que queiram planear programas juntos - e é lançada cá ao mesmo tempo que em Espanha e na América Latina porque os utilizadores portugueses são "mais seletivos" e as conversas na app duram mais tempo. Mais daqui a pouco, o Observador vai publicar uma entrevista exclusiva com Sean Rad, CEO do Tinder.

Notícias surpreendentes

Estreia hoje a versão restaurada de "Barry Lyndon", realizado por Stanley Kubrick. O crítico de cinema Eurico de Barros dá-lhe cinco estrelas: "É uma obra de uma inatacável unidade narrativa, visual, dramática, estética e de recriação histórica, expressão maior do perfeccionismo exaustivo do realizador".
Mais filmes para ver esta semana: o japonês "Uma pastelaria em Tóquio", a fita sobre Lance Armstrong "Vencer a qualquer preço" e o regresso de Jason Bourne.

Marisa Monte e Carminho deram ontem um dos concertos mais aguardados do EDP Cool Jazz. A Elsa Araújo Rodrigues esteve lá e conta tudo aqui.

Tem a certeza de que conhece todos os Pokémons? Todos, todos, todos? Até os mais raros e os mais lemdários? Não acredito. Veja as nossas 146 fotos para confirmar.

Agora que já viu as fotos todas e as comparou com os Pokémons que já conseguiu apanhar, concentre-se na atualidade e vá passando pelo Observador. Estamos à sua espera com todas as notícias relevantes do dia.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário