Há coisas em que, realmente, só ficamos a perceber o alcance delas, ao serem noticiadas!
Senão, vejamos: A reportagem do Jornal Mira Online, ao recolher alguns dados com o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Mira, Nuno Pimenta“descobriu” que esta honrosa Instituição teve, desde o dia 15 de Maio de 2016 (início da fase mais aguda de cuidados com incêndios florestais) até ontem, 15 de Agosto, nada mais nada menos que sessenta e quatro ocorrências!
Sim, mas, o que é ainda mais “marcante” nestes números é que destas sessenta e quatro intervenções, trinta e quatro aconteceram na semana de 7 a 14 de Agosto!
É verdade. Nesta “semana louca” que assolou, principalmente, as regiões centro e norte do país (para além da Região Autónoma da Madeira) os Bombeiros Voluntários de Mira tiveram mais de metade de todas as ocorrências (e estamos a falar somente em incêndios florestais!) de todo o restante período…
Sessenta e quatro ocorrências… Cento e um meios de transportes utilizados…trezentos e quarenta e quatro operacionais no combate a este flagelo e quase seis mil e duzentos quilómetros percorridos!
Dá o que pensar. Estes números astronómicos para uma corporação de uma pequena localidade, servem para que todos nós meditemos na tragédia que se assola todos os anos neste pequenino país!
Mas, resta-nos uma (ao menos uma!) agradável constatação: isso tudo, esses combates todos em campos tão adversos, só foram possíveis, graças ao extremo empenhamento destes valorosos homens e mulheres que compõem o elenco muito bem preparado pelo seu comando.
Um verdadeiro parabéns a todos os que, de forma incrível, têm levado o bom nome dos voluntários de Mira, tão longe e, principalmente, têm ajudado às populações tantas vezes indefesas a salvaguardarem suas vidas e habitações, de uma forma altruísta e humana!
Francisco Ferra