sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Hora de Fecho: Quando os Jogos foram estranhos e quase bizarros

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
RIO 2016 
Ir às ruas de Paris buscar um timoneiro com 30 quilos para ganhar o ouro no remo. Ou correr quilómetros no trânsito para chegar a tempo da final dos 1.500m. Há histórias estranhas nos Jogos Olímpicos.
RIO 2016 
Na marcha de 50km, João Vieira desistiu, Miguel Carvalho e Pedro Isidro estão quase a acabar. Ana Cabecinha, Daniela Cardoso e Inês Henriques correm mais logo os 20km.
RIO 2016 
Os quatro canoístas portugueses qualificaram-se para a final dos 1000 metros em K4 e mostraram-se cheios de confiança para a prova final, que decorre este sábado às 14h12.
SISMO 
Foi sentido em Lisboa o sismo de 4,1 (na escala de Richter) esta sexta-feira. Segundo o IPMA, o epicentro foi ao largo de Peniche, junto ao canhão da Nazaré.
ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA 
Houve o Galpgate e não se pediram demissões. Vieram os fogos e não se exigiram cabeças. A economia não cresceu e mal se sussurraram críticas. Será a CGD a causar fricções na 'geringonça'?
MAR 
A Autoridade Marítima do Sul alertou os banhistas para o perigo dos agueiros, sublinhando que 80% dos afogamentos no mundo são motivados por estas correntes de retorno.
INCÊNDIOS 2016 
O Parque Nacional Peneda Gerês foi a área protegida escolhida para ter um projeto piloto visando a prevenção de fogos florestais, integrando medidas sobre cadastro, gestão do espaço e reforço dos meios, avançou o ministro do Ambiente.
INCÊNDIOS 2016 
O segundo comandante do Comando Aliado de Transformação da NATO manifestou a disponibilidade da Aliança Atlântica para ajudar Portugal no combate a incêndios, com meios aéreos ou humanos.
POLÍTICA 
Mesmo sob a ameaça de um terceiro ato eleitoral para 25 de dezembro, dia de Natal, o PSOE não desarma. Pedro Sánchez garante que não irá viabilizar orçamentos de Mariano Rajoy.
TURQUIA 
Uma publicidade no aeroporto internacional de Istambul adverte que a Suécia tem "a maior taxa de violações do mundo", noticia a imprensa estatal turca, dias depois de Estocolmo ter acusado Ancara de legalizar o sexo com menores.
ÁFRICA DO SUL 
Johnny Miller é norte-americano e vive na África do Sul para estudar. Com um drone, andou a fotografar a linha que separa a vida dos ricos e a dos pobres. São ainda as sombras do apartheid.
Opinião

Rui Ramos
A pressão para que Passos faça as malas tem uma razão de ser: o medo de que ele possa regressar. Ou seja, ninguém sabe quando a actual governação vai acabar, mas pouca gente acredita que acabará bem.

José Milhazes
As metástases soviéticas estão bem presentes em Angola, onde se realiza, por estes dias, o congresso do MPLA, que de movimento de libertação se transformou num clube de pilhadores do seu próprio país.

Miguel Tamen
A idade média dos participantes nas feiras medievais do Portugal contemporâneo corresponderá à idade média da população. Temos assim homens de meia-idade a fazer de homens da Idade Média.

Helena Garrido
Medidas simplistas, tipo toma dinheiro e faz a crescer a economia, não funcionam em países endividados. O medo do futuro não desaparece com bolsos cheios. Assim, como crescer com a dívida que temos?

Paulo Tunhas
O policiamento da linguagem não é certamente o único modo como o tempo é reprimido. A vigilância das imagens também, dos cigarros de Malraux e Lucky Luke à destruição dos brasões da Praça do Império.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário