sexta-feira, 19 de agosto de 2016

360º - Portugal sem medalhas? Bolt imortal. Como competir com o período. E ainda a polémica CGD/BCE

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia

Para os investidores o risco da dívida de Portugal e de Espanha é incomparável. Os especialistas do Commerzbank falam mesmo em países de "planetas diferentes". Por isso, o IGCP não deve arriscar um leilão de dívida de longo prazo para a próxima semana

As contas até 50 mil euros ficam de fora do Big Brother do Fisco. Os bancos só estarão obrigados a comunicar as poupanças dos clientes, residentes em Portugal, se os saldos das contas forem superiores a esse montante. As Finanças, noticia o Negócios, defendem que abaixo deste limiar há menor risco de evasão fiscal.

A diplomacia portuguesa admite intervir no caso dos dois filhos do embaixador do Iraque em Portugal, que sãosuspeitos de terem agredido um jovem em Ponte de Sor. Em causa está o facto dos agressores terem imunidade diplomática. Um deles já foi expulso da escola aeronáutica onde estudava.

É o último grande alerta da UNICEFO número de crianças soldado não pára de aumentar. No Sudão do Sul serão cerca de 160 mil, recrutados desde 2013 (650 já este ano). As imagens impressionam.

Correu mal a estreia inédita do Arouca na Liga dos Campeões. Perdeu em casa por 0-1 com o Olympiacos, treinado por Paulo Bento, no jogo da primeira mão do ‘play-off’ de apuramento para a fase de grupos. O segundo jogo, na Grécia, é dia 27.

O Benfica ganhou a corrida pelo bracarense RafaCustou 15 milhões e vai assinar por 5 épocas. Será a maior transferência entre clubes portugueses.



Bolt: e vão duas das três que ele quer para poder usar o apelido de imortal. Mas o Olimpo já é dele porque esta madrugada fez a tripla dobradinha e amanhã pode fazer o triplo triplete. É o primeiro atleta a vencer três vezes os 100 metros e três vezes os 200 metros em Jogos Olímpicos consecutivos. Este sábado pode vencer pela terceira vez a estafeta 4x100, um dia antes de fazer 30 anos, e somar assim o seu nono ouro olímpico. Mesmo sem recorde nos 200 m, o que tanto o aborreceu (ao cortar a meta houve um arghhhh e não sorrisos), numa prova de velocidade tudo isto é épico e provavelmente irrepetível.

Aos portugueses faltou só um bocadinho, mas faltou. E foi mais um dia sem medalhas. Hoje as esperanças voltam-se para a cavaleira Luciana Diniz em saltos com obstáculos e para a qualificação de canoagem k4 1.000 metrosOntem os canoistas Emanuel Silva e João Ribeiro ficaram a 28 centésimos de segundo do bronze (foram quartos em k2 mil metros) e, no final, mostraram alguma desilusão: "O quarto lugar é o primeiro lugar dos últimos". Para João Pereira, no triatlo, a distância para o bronze foi de 9 segundos, ele que começou a corrida em 17º e terminou em 5º. Queixa final: "Para conseguir uma medalha temos de ter melhores condições de trabalho".

Mas além da medalha, quanto ganha por ela um atleta olímpico? Portugal paga 40 mil euros a quem ganhar o ouro, 25 mil euros pela prata e 17,5 mil pelo bronze. Já em Singapura, o ouro vale 753 mil dólares. Mas Reino Unido, Noruega ou Suécia não pagam absolutamente nada aos medalhados.

Há outra forma de ter medalhas: importar atletas. Foi o que fez o Bahrein. Numa comitiva composta por 35 pessoas,dez são quenianas, sete etíopes, seis nigerianas, três marroquinas, duas jamaicanas e uma russa. As restantes seis nasceram de facto no país.

A nadadora chinesa Fu Yuanhui culpou o período pela má nos Jogos Olímpicos e quebrou um tabu. Mas afinal, a menstruação deixa mesmo as atletas “mais cansadas” e “fracas”?Qual é o poder deste fenómeno fisiológico na vida de uma desportista? A Catarina Marques Rodrigues falou com uma triatleta e ginecologistas para encontrar respostas.



Informação relevante
Ainda a polémica CGD/BCE. Sobre a acumulação de cargos: o Banco Central Europeu criou em agosto uma exceção que permite à mesma pessoa acumular as funções de chairman e presidente executivo. Exceção que assenta como uma luva à Caixa Geral de Depósito e a António Domingues, mas que só é válida por seis meses. Sobre o número de mulheres na administraçãoa meta para uma quota de 30% foi aprovada em 2015 e tem de ser cumprida até 2018, mas o atual Governo parece tê-lo ignorado. Leonor Beleza, a única mulher entre os 19 nomes propostos, para administradora não-executiva, foi um dos oito vetos do banco central. Ela mostrou-se surpreendida.

E a CGD já está a causar fricção na 'gerigonça'O PCP e o Bloco não vão alinhar com Governo na alteração da lei que impede acumulação de cargos de administradores bancários e até querem mais restrições.

As limitações e chumbos do BCE à CGD geraram também críticas duras do PSD e CDS. Os sociais democratas dizem que o chumbo dos oito administradores atesta a "incompetência" do Governo e que mudar a lei é "patético"; os centristas acham que é a oportunidade para o executivo reduzir número de administradores e os salários.

O CDS teve de se justificar sobre a proximidade com o MPLA (e a necessidade de uma justificação, já se sabe, é sempre má). No congresso do partido de José Eduardo dos Santos, o representante centrista Hélder Amaral decidiu falar numa proximidade cada vez maior entre o CDS e o partido do poder angolano. Ribeiro e Castro foi o primeiro a contestar. Depois seguiram-se as demarcações oficiais, umas mais duras que outras.

Em Espanha, o PP aceitou as condições do Ciudadanos para garantir o apoio do partido de Rivera num futuro GovernoUma delas era que fosse marcada uma data para o debate de investidura e Rajoy marcou-o para dia 30. Mas se for chumbado (PP e Ciudadanos não chegam, são necessários mais 16 deputados), Espanha irá para terceiras eleições.  
Morreu Margarida de Sousa Uva, mulher de Durão Barroso. Tinha um cancro no útero diagnosticado em 2014. Foi ela que na campanha de 2012 citou  O'Neill e afirmou que se Durão fosse um peixe, seria um cherne. Era uma mulher de várias causas.


Os nossos Especiais para ler no verão

Esta é uma Síria de torturas e condições desumanas denunciou ontem a Amnistia InternacionalAbdul é (apenas um) dos exemplos. Foi torturado por agentes de Assad durante 48 horas por ter organizado uma manifestação em frente à sua universidade. Cinco anos depois, contou a história ao João de Almeida Dias, no Líbano. Inclui esta ameaça: “Não falam? Então agora vão ser tratados como cães”.

Além de torturados como Abdul, há vítimas como Omran DaqneeshA imagem do menino de Aleppo, cinco anos, ferido, com a cara cheia de pó e sangue, olhar vazio dentro de uma ambulância, tornou-se icónica da guerra que dura desde 2011.


Ruy Roque Gameiro deixou a sua marca na escultura portuguesa, apesar de ter morrido muito novo, aos 29 anosA vida, as paixões e a obra, recordados num texto da sua sobrinha-neta, Joana Leitão BarrosFica esta passagem: "Nos anos 30, num domingo de agosto ao cair da tarde, a moto de Ruy embateu frontalmente com um automóvel numa curva da Estrada de Sintra. Por terra, ao lado da ARIEL 500cc, ficou o talento enorme do escultor Ruy Roque Gameiro, então com 29 anos, e um amor que transbordava paixão".

No Conversas à Quinta, o tema foi Fidel Castro. O José Manuel Fernandes falou com Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto sobre os 90 anos do homem que fundou um regime que dura há quase 58.


Notícias surpreendentes
Ainda há segredos no cinema de Almodóvar. Muitos estão bem à vista de todos: o realizador espanhol esconde pinturas famosas nas suas cenas e é obcecado com círculos e com a cor vermelha.

Ficou arrepiado? Prepare-se para pior. Conheça 23 locais verdadeiramente misteriosos que causam arrepios na espinha. Como um farol que parece albergar os mortos do mar, a "Área 51" australiana, ou ilhas e fábricas fantasma.

E agora, vai um copo? 
Estas são seis bebidas que deve provar este verão. São servidas em frascos ou em sacos e podem ser azuis ou cor de rosa. Mas sempre "on the rocks".

O Paredes de Coura já rrrrrrollllla. Os nova-iorquinos LCD Soundsystem, grande nome do cartaz deste ano, tocaram como se nunca tivessem desligado. Mas não estiveram sós, foi um bolo completo. E houve muito estilo nas roupas, como é próprio destes festivais. É assim a vida no rio Coura por estes dias em 20 fotos.

Se não estiver a 'festivalar', pode optar por qualquer uma destas alternativas. São as habituais sugestões para um fim de semana em cheio.

Mais outra sugestão, esta a do costume: vá passando pelo Observador para ficar a par de toda a informação. Este fim de semana com o adeus aos Jogos Olímpicos e tudo o que a atualidade trouxer.

Tenha um bom fim de semana e até setembro
a 360º fica (muito bem) entregue ao Miguel Pinheiro
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário