sexta-feira, 19 de agosto de 2016

ÁGUEDA: FESTIVAL-ROMARIA “Milagre d’ Urgueira” é neste domingo!

Este festival consiste na reconstituição tradicional da romaria a Nª Srª da Guia e realiza-se em Urgueira, na freguesia de Macieira de Alcoba, concelho de Águeda, num local situado a cerca de 750 m de altitude, na serra do Caramulo, a cerca de 25 km de Águeda, onde se preserva uma grande intensidade de vida comunitária. A aldeia da Urgueira possui apenas 12 moradores permanentes, mas, neste dia, acolhe vários milhares de visitantes que vem assistir a esta reconstituição e, em particular, ao funcionamento do forno comunitário, onde entra um homem para depositar a chamada “broa do milagre”.

O objectivo e o enquadramento peculiar desta reconstituição de romaria, transformada em festival de folclore nativo, vivenciado como nas suas origens, levam a uma experiência muito interessante para as memórias pessoais dos que nela participam, para além de proporcionar a projecção do pequeno lugar da Urgueira, criando motivações adicionais para o pequeno “milagre” da sua preservação e da recuperação das velhas casas tradicionais.

Colocando os automóveis longe da vista, graças à colaboração dos moradores que vagam as suas terras das plantações de milho para as transformar em parques de estacionamento, o espaço da romaria fica completamente disponível para a reconstituição, que ocorre entre a ermida à Srª da Guia e o forno comunitário, separados por cerca de 150 m, onde se distribuem 3 eiras para as apresentações de folclore dos Grupos. Estes, passarão por cada uma destas eiras, sabendo que não existem outros palcos, nem aparelhagens sonoras, mas uma multidão de pessoas que os envolve com grande entusiasmo e uma grande vontade de também participar numa ou noutra dança para que sejam convidados.

Para a edição de 2016, em 21 de Agosto, o programa será:
10:00 Os guias destinados a acompanhar cada Grupo/Rancho estarão no ponto de encontro (Rotunda de Assequins, na saída nascente de Águeda para o Caramulo, tal como assinalado no esquema rodoviário anexo). Sugere-se que a chegada a este local seja entre as 10.00 e as 10.30 h. Será comunicado, via telemóvel o nome e o contacto com o respectivo Guia.
11:00 Chegada à Urgueira dos Grupos de Folclore participantes e trajar.
12:00 Missa, com a participação dos Grupos de Folclore e do Coro da Paróquia de Macieira de Alcoba. Na sequência da missa, organiza-se a procissão entre a ermida Srª da Guia e o forno comunitário, com incorporação dos grupos.

13:00 Entrada do “homem” dentro do forno para colocar a “broa do milagre”, com cerca de 70 kg.
13:30 “Jantar do romeiro”, com iguarias do tipo que se usavam nos farnéis há cerca de 1 século.
15:00 Nova entrada no forno para retirar a “broa do milagre”, que será dividida em pequenos nacos e assim distribuída.
15:15 Início da festa romeira, com a passagem de cada um dos Grupos por cada uma das 3 eiras, que funcionarão em simultâneo, com programa de 15 minutos para cada eira e intervalo de cerca de meia hora entre cada actuação. Será agradável ao público se, em cada eira, convidarem para dançar uma moda.
17:30 Despedida junto ao forno, com o coral “É tão linda a minha terra” para ser tocada e cantada por todos (anexo a letra com tonalidades e gravação audio).
17:45 Lanche e abalada no final.



NOTAS:
Os grupos terão um guia que marcará encontro em Águeda ou noutro local conveniente, pelo que a subida para a Urgueira será feita acompanhada pelo respectivo guia.
Os autocarros não têm possibilidade de estacionamento a menos de cerca de 400 m do local da romaria e neste local não haverá estacionamento automóvel, preservando o ambiente romeiro de há um século; esta deslocação pedestre é informal, pelo que não há qualquer tipo de desfile;
No local da romaria existem instalações sanitárias fixas e com boas condições;
Os automóveis tem parques de estacionamento (Parques A, B, C e D), ocultados da vista do espaço da romaria, porém a distância variável entre 50 e 400 m)
No local da festividade, cada Grupo de Folclore dispõe de um local privado para colocação e resguardo dos seus pertences.
Considerando a natureza festiva deste evento, sugere-se que os grupos dispensem os seus elementos do transporte de alfaias agrícolas e adereços profissionais.
ASSOCIAÇÃO ETNOGRÁFICA OS SERRANOS
3750-362 BELAZAIMA DO CHÃO

E-mail: serranoscaramulo@sapo.pt

Localização GPS da Urgueira (Macieira de Alcoba – Águeda)


N 40º 36’ 53,40” W 8º 14’ 56,78”

Nenhum comentário:

Postar um comentário