O Município de Leiria ganhou a candidatura ao Urban Wins, um novo projeto europeu financiado pelo Programa de Pesquisa e Inovação Horizonte 2020, que vai estudar como as cidades consomem recursos e produtos, e como eliminam os resíduos produzidos, com o objetivo de desenvolver e testar soluções inovadoras para melhorar a prevenção e gestão de resíduos.
Estes planos estratégicos serão testados em oito cidades-piloto em seis países europeus - Alemanha, Áustria, Itália, Portugal, Roménia, Suécia e Espanha.
Lançado em junho de 2016, o projeto irá analisar as estratégias atuais de prevenção e gestão de resíduos, num total de 24 cidades e avaliar como elas contribuem para a resiliência e eficiência dos recursos.
O projeto seguirá a abordagem ao metabolismo urbano, em que as cidades são consideradas organismos que utilizam recursos naturais, e criar um fluxo de materiais e energias vivo.
Os resultados serão utilizados para definir objetivos e indicadores dos Planos Estratégicos de Prevenção e Gestão de Resíduos nas oito cidades-piloto: Cremona, Torino e duas cidades dentro da cidade metropolitana de Roma (Itália), Bucareste (Roménia), Leiria (Portugal) e Manresa e Sabadell (Espanha).
A participação ativa dos cidadãos, governos, organizações, fornecedores, institutos de pesquisa e centros de ensino está prevista nas oito cidades-piloto.

A abordagem participativa é uma mais-valia do Urban_WINS. O resultado final do projeto consiste num conjunto de ferramentas para a tomada de decisões participativa, baseada na ciência e planeamento da gestão de resíduos, que podem ser aplicadas por qualquer autoridade pública em toda a Europa.
O Urban_WINS visa a mudança para consumo e produção com padrões mais sustentáveis, a fim de melhorar a gestão dos resíduos e contribuir para melhorar a qualidade urbana e o bem-estar dos cidadãos.
O projeto, com uma duração de três anos, é coordenado pelo município de Cremona, em parceria com (26 parceiros). Em Portugal, conta com a parceria de Leiria