sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Temperaturas voltam a subir no fim de semana depois de sexta-feira com chuva

Resultado de imagem para Temperaturas voltam a subir no fim de semana depois de sexta-feira com chuva
As previsões do IPMA para esta sexta-feira apontam para um céu nublado por todas as regiões do país, mas as temperaturas devem subir novamente no fim de semana.

As temperaturas vão voltar a subir no fim de semana, mas com vento, depois de uma sexta-feira que fica marcada por temperaturas baixas e ocorrência de chuva na maior parte do país, segundo a meteorologista Maria João Frada.

“Para hoje, temos muita nebulosidade para já no litoral oeste, períodos de chuva fraca ou chuviscos no litoral a norte do Cabo Espichel que podem estender-se ao interior norte e centro. O céu hoje só estará pouco nublado ou limpo no sotavento algarvio e baixo Alentejo”, disse em declarações à Lusa a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

No entanto, para sábado, segundo Maria João Frada, o cenário vai alterar-se já que se vai assistir ao regresso do céu pouco nublado ou limpo, uma situação que irá manter-se até segunda-feira.

Segundo a meteorologista, as temperaturas mínimas vão descer hoje e a noite de sábado também será “mais fria”. No entanto, a partir de domingo, as máximas têm tendência a subir até segunda-feira.

“Vamos ter dois dias relativamente quentes, com temperaturas mais quentes e com as máximas, na generalidade do território, a variar entre 30/35 graus Celsius, com exceção da faixa costeira ocidental a norte do Cabo Raso onde as temperaturas são mais baixas e variam entre os 25/27”, frisou Maria João Frada.

A par do regresso do calor, também o vento vai marcar presença no território nacional já a partir do final do dia de hoje, sendo esperado para sábado vento moderado a forte na faixa costeira ocidental, com rajadas que podem atingir os 60 km/hora, enquanto domingo o vento tende a enfraquecer ligeiramente.

“As temperaturas mínimas tendem a subir no fim de semana, mas este episódio de calor será muito temporário, só dois dias, porque, em princípio, a partir de terça-feira haverá uma tendência para uma descida das temperaturas”, avançou

Onze regiões com risco muito elevado de exposição à radiação UV
Onze regiões do continente e ilhas apresentam hoje risco “Muito Elevado” de exposição à radiação ultravioleta (UV), informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Castelo Branco, Faro, Portalegre, Porto e Viana do Castelo, no continente, e as ilhas das Flores, Faial, Terceira e São Miguel, nos Açores, bem como a ilha da Madeira e Porto Santo, estão hoje com risco “Muito Elevado”, de acordo com o IPMA.
Para as regiões com risco ‘Muito Elevado’ e ‘Elevado’, o instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é ‘Baixo’, 3 a 5 (‘Moderado’), 6 a 7 (‘Elevado’), 8 a 10 (‘Muito Elevado’) e superior a 11 (‘Extremo’).

Lusa /Jornal Mira Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário