sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Livro para colorir com cara de Donald Trump, o candidato anti-imigração, quer angariar fundos para imigrantes

donald-trump-1
Quando a inspiração para os desenhos das aulas de arte começou a escassear, o designer Joey Yang lembrou-se de fazer um rabisco do candidato republicano à presidência dos EUA, Donald Trump. O resultado? As linhas tortas, feitas quase como se nem tivesse olhado para o papel, pareceram-lhe tão más, que até faziam sentido. “A qualidade dos meus rabiscos provavelmente é igual à qualidade que a presidência dele terá”, ironiza o designer.
Depois de olhar uma e outra vez para aquele rabisco tão feio, Joey sabia que tinha de fazer alguma coisa com aquele desenho. Estava assim criada a ideia para um livro para colorir onde a figura para pintar é sempre a mesma, Donald Trump.
Na apresentação do livro Make America Colorful Again, Joey explica o porquê de transformar o candidato republicano em linhas e contra-linhas à espera de cor: “A verdadeira ameaça aos valores americanos não são pessoas de diferentes cores e credos que formam este país. São demagogos como Trump que tentam virar-nos uns contra os outros. A América é grande por ser um sitio colorido. Vamos manter-nos assim.”
Diariamente ouvimos pequenos sound bites daquilo que Trump vai dando de mão beijada aos media de todo o mundo e, numa quase total incredibilidade pelas palavras ditas, nem sabemos bem o que pensar. Um dos temas mais polémicos ao longo da campanha tem sido a emigração, em especial a latina, com comentários pouco simpáticos do candidato republicano. “Os meus pais são emigrantes neste país. É uma pena ouvir o Trump dizer que x pessoas estão a destruir esta nação. Estas palavras, mesmo que tidas em pouca consideração, têm um efeito real”, conta Joey.
Numa total ironia com as mensagens pouco democráticas de Trump, os lucros das vendas dos livros para colorir serão entregues à International Institute of the Bay Area, uma associação que ajuda os imigrantes com questões legais e burocráticas, por um custo simbólico ou mesmo gratuito.
Quem não puder comprar o livro, tem à disposição o download sem qualquer custo, havendo apenas uma condição, ou melhor, duas. A promessa do registo que possibilita o voto e uma recusa assertiva em concordar com discursos de ódio, mesmo se isso for difícil, mesmo se for desconfortável.
Fonte: Green Savers
Imagem: Creative Commons

Nenhum comentário:

Postar um comentário